Até a última semana, o prefeito de Abadiânia, José Diniz (PP), tentava construir sua sucessão no município apoiando o pré-candidato Itamar Vieira. Entretanto, Vieira, que é ex-prefeito da cidade e esposo da vereadora Fernanda Boeira (PP), se tornou impedido de participar das próximas eleições pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Itamar Vieira responde a processos por improbidade administrativa pela prática de nepotismo quando era prefeito, de 2004 a 2012. Diversos processos resultaram em condenações em primeira e segunda instâncias, mas ainda existia a esperança de que, através de recursos, Itamar Vieira pudesse concorrer às eleições de 2024. Entretanto, no dia 7, o ministro do STF Dias Toffoli negou a apelação, tornando-o inelegível pelo prazo de quatro anos a partir do trânsito em julgado.

Agora, restou como pré-candidato da base do prefeito Zé Diniz apenas o empresário Felipe do Mercado. Com a reviravolta jurídica no tabuleiro político de Abadiânia, a disputa pela Prefeitura em 2024 terá como candidatos Felipe do Mercado, Capitão Alessandro e Ailson Arantes.