Com a chegada do prefeito Roberto Naves ao Republicanos, em acordo, o deputado federal Jeferson Rodrigues vai se licenciar por um período. Embora seja segundo suplente, Hildo do Candango, ex-presidente do Republicanos, irá assumir o mandato.

Segundo o presidente nacional do partido, deputado Marcos Pereira, em comum acordo do grupo o primeiro suplente Rafael Gouveia, atual Presidente da Emater, não irá assumir.

“Fizemos um acordo aqui agora, o Jeferson, Hildo, eu, Roberto Naves, o Hugo Mota, vice-presidente nacional do Republicanos, e líder da bancada aqui em Brasília. O deputado Jeferson vai se licenciar por um período, e Hildo, já de acordo com Rafael Gouveia, possa assumir o mandato”, afirmou Pereira.

Agitação no Republicanos

O dia foi movimentado para o Republicanos. O presidente Marcos Pereira, em um curto período desta terça-feira, 26, filiou o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, o nomeou presidente em Goiás e afastou Hildo do Candango do cargo.

Toda a costura não terminou por aí. Na mesma conjuntura partidária para receber Naves, Pereira conseguiu convencer Jeferson Rodrigues a deixar a Câmara dos Deputados. Quem deveria assumir seria o primeiro suplente Rafael Gouveia. No entanto, outro movimento sob a liderança do parlamentar alçou Candango de Águas Lindas de Goiás ao Congresso Nacional. Antes, informações davam conta que ele deixaria a direção por problemas familiares.

Nos últimos dias, tudo indicava que Roberto Naves engrossaria a fileira do Partido Liberal. Nos bastidores, o prefeito e o senador Wilder Moraes – presidente do PL em Goiás – estavam com conversas avançadas. Outras cogitações, apontadas pelo próprio Naves, era a filiação ao Patriota, de Jorcelino Braga. A ida dele para o Republicanos foi uma surpresa.

Com Naves à frente da sigla, a aposta no meio político é melhorar a situação para o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). É que Candango ameaçou retirar o apoio ao prefeito, como retaliação pela última reforma administrativa do Paço, que não contemplou o partido.

Nesse contexto, a chegada do prefeito de Anápolis, com perfil mais republicano, oxigena o Republicanos e o impulsiona para um cenário nacional. Diga-se: disputa a presidência da República. É possível que Ronaldo Caiado, hoje no União Brasil, seja o nome do partido para 2026.

Embora tenha nos quadros o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas, a menção ao chefe do Executivo goiano foi feita por Pereira durante participação do programa Roda Viva, dessa segunda-feira, 25.

Leia também:

Com Naves na direção, Republicanos em Goiás entra em nova fase e dá fôlego a Rogério Cruz

Roberto Naves assume Republicanos em Goiás

De figurante no PP à líder do Republicanos: Roberto Naves vira o jogo político