Na próxima segunda-feira, 10, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completará 100 dias. Nesse período, o presidente, a primeira-dama e ministros conseguiram ganhar um total de 5,8 milhões de seguidores nas redes sociais, alcançando a marca de 70 milhões.

Como mostra o site poder 360, o presidente lidera as redes sociais com 31,7 milhões de seguidores, enquanto sua esposa, Janja, possui 3,7 milhões de seguidores. Juntos, eles têm um total de 35,4 milhões de seguidores, o que é maior do que o número combinado de seguidores dos ministros ativos nas plataformas.

Dos 25 ministros, apenas Fernando Haddad (Fazenda) e Marina Silva (Meio Ambiente) têm relevância nas redes sociais, com um número significativo de seguidores, já que ambos concorreram à Presidência da República em eleições anteriores.

Geraldo Alckmin e Simone Tebet, que também disputaram o cargo presidencial e atualmente fazem parte do primeiro escalão do governo, têm um número menor de seguidores do que Janja.

Em comparação, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem uma grande força nas redes sociais e conta com um total de 63,5 milhões de seguidores, o dobro de Lula e apenas 6,5 milhões a menos do que o total de seguidores do presidente, de Janja e dos 25 ministros levantados.

Esses números são fornecidos pela consultoria Bites e pela plataforma Social Blade e levam em consideração o total de seguidores acumulados nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e Youtube.