Goiás tem defasagem de cadeiras na Alego e na Câmara dos Deputados
08 novembro 2024 às 12h35
COMPARTILHAR
O último Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que Goiás possui 7.055.228 habitantes. Atualmente, Goiás conta com 17 deputados federais. Para determinar o número de cadeiras por estado na Câmara, primeiro é calculado Quociente Populacional Nacional (QPN), resultado da divisão da população total do Brasil (203.080.756 habitantes) pela quantidade de vagas (513).
Em seguida, calcula-se o Quociente Populacional Estadual (QPE), a divisão da população do estado pelo QPNE. Posteriormente, com os cálculos realizados, há uma nova conta com as sobras das cadeiras no quociente. As últimas vagas são divididas entre os estados com maior média, excluindo os quocientes inferiores a oito. Lembrando que o mínimo de representatividade é de oito cadeiras e o máximo é de 70. Por isso, o estado possui uma defasagem em relação a representatividade na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e na Câmara dos Deputados.
Dessa forma, como a última alteração de vagas ocorreu em 1993 e Goiás tinha uma população de 4 milhões de habitantes, a representatividade ficou defasada. O estado deveria ter 18 e não 17 deputados federais, segundo levantamento do jornal Folha Z.
Essa situação de defasagem de representatividade também se reflete na Alego, pois a regra de composição leva em conta o número de deputados federais. Estados com até 12 parlamentares em Brasília multiplicam esse número por três. Já Goiás e outros estados com mais de 12 deputados, além de multiplicar por três, adicionam uma cadeira para cada deputado federal acima do limite de 12.
Ou seja, como Goiás deveria ter 18 deputados federais, a quantidade de parlamentares estaduais deveria ser de 42, ao contrário de 41 representantes.
Câmara Municipal de Goiânia
Com os dados do último Censo, a Câmara Municipal de Goiânia programou a atualização do número de cadeiras da Casa. Com 35 parlamentares nesta legislatura, a próxima contará com 37 representantes. Lembrando que as eleições deste ano já contaram com a alteração e o prédio do Parlamento está sendo reformado para receber o aumento.
Leia também:
Goiânia terá 37 vereadores após Câmara aprovar aumento de número de parlamentares
Câmara de Goiânia entra em recesso e passará por obras para readequar aumento de vereadores