Gestão de Vilmar Mariano tem mais de 60% de aprovação, analisa especialista
23 agosto 2023 às 11h13
COMPARTILHAR
O prefeito Vilmar Mariano tem liderado a administração da Prefeitura de Aparecida desde abril de 2022 quando Gustavo Mendanha renunciou ao cargo para concorrer à eleição de governador de Goiás. Avaliando pesquisa realizada pelo Instituto Cerrado divulgada nesta quarta-feira, 23, cientistas políticos analisam que aprovação da gestão de Vilmar Mariano pode estar superior a 60%.
Isso porque, de acordo com a pesquisa, 42,07% dos entrevistados avaliam a administração de Vilmar Mariano como “ótima/boa”, 34,20% como “regular” e apenas 12,9% como “ruim/péssima”. Além disso, 10,7% não souberam opinar. De acordo com Jones Matos, sociólogo e diretor do instituto de pesquisa, existe a tendência de que metade dos entrevistados que classificam a gestão como “regular” expressem potencial apoio ao prefeito. Sendo assim, somando 42% que avaliam como ótima e boa com a metade daqueles avaliam como regular (17%) a perspectiva mais próxima da realidade seria algo em torno de 60%.
A cientista política Ludmila Rosa concorda com o cálculo. Ela observa que a maioria daqueles que classificam a gestão como “regular” tendem a decidir seu voto apoiando a reeleição do prefeito. Essa análise foi feita durante o Jornal da Terra FM apresentado por Thiago Mendes na manhã de hoje, 23.
Liderança na espontânea
Os resultados da pesquisa do Instituto Cerrado também mostram que, na pesquisa espontânea para prefeito de Aparecida, tanto o ex-prefeito Gustavo Mendanha quanto o atual prefeito Vilmar Mariano estão à frente. Gustavo alcança 9,8% das intenções de voto, porém, devido às limitações de mandatos, não pode concorrer a um terceiro mandato. Enquanto isso, Vilmar Mariano, sucessor e aliado de Mendanha, conquista 7,28% das intenções de voto.
De maneira isolada, Vilmar registra o dobro das intenções de voto do deputado federal Professor Alcides, que obteve 3,16% de apoio. O consenso entre os especialistas consultados pela Rádio Terra FM é a clara tendência de que o atual prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, com o respaldo de Gustavo Mendanha, irá emergir vitorioso nas eleições de 2024.
Cenários estimulados
No cenário estimulado, o Professor Alcides surge com 28,6% das intenções de voto, enquanto Vilmar Mariano conta com 17,8% e o ex-prefeito Ademir Menezes obtém 14,7%. Quanto à rejeição, Ademir Menezes e Professor Alcides lideram. Na percepção do eleitorado de Aparecida, Ademir e Alcides representam a antiga política que prevalecia na cidade antes da influência transformadora de Maguito Vilela, visto como um marco na história local.
Os analistas políticos locais observam paralelos com o cenário de 2016, quando Professor Alcides liderava as pesquisas e acabou em terceiro lugar nas eleições, enquanto Gustavo Mendanha, com o apoio de Maguito, subiu de 3% para 59,9% e venceu no primeiro turno. Agora, a trajetória de Vilmar Mariano, um vereador com quatro mandatos, está ganhando projeção em uma disputa majoritária, apoiado por figuras influentes como Gustavo Mendanha, o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela e o deputado estadual Veter Martins, apontando para uma liderança destacada assim que a campanha efetivamente se desenrolar.”