A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) promoveu uma reunião nesta terça-feira, 12, com os presidentes eleitos das principais comissões da Câmara dos Deputados. O encontro teve como objetivo discutir a agenda da bancada em áreas essenciais para o setor agropecuário. Além disso, a educação também foi tema da reunião, com a participaçãõ do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), presidente da Comissão de Educação.

O presidente da FPA, deputado Pedro Lupion, destacou a importância de abordar diversas propostas nas comissões, incluindo o Pacote de Projetos Anti-invasão de Terra. Esse pacote inclui o Projeto de Lei (PL) 1198/2023, que busca aumentar as penalidades para o crime de esbulho possessório; o PL 1373/2023, tenta impedir que ocupantes de propriedades se beneficiem da reforma agrária; o PL 8262/2017, que trata da remoção de supostos invasores de propriedades privadas; e o PL 149/2003, que propõe classificar a invasão de terras como terrorismo.

Posição dos deputados da FPA

Pedro Lupion (PP-PR), destacou a importância de acompanhar de perto as diversas comissões, enfatizando que os interesses do setor produtivo vão além da Comissão de Agricultura. Segundo ele, é crucial estar atento aos colegiados onde estão em tramitação as pautas relacionadas ao setor.

A deputada Caroline De Toni (PL-SC), presidente eleita da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa (CCJ), ressaltou a necessidade de priorizar os projetos do setor e agendá-los para o primeiro semestre. Ela destacou a importância de trabalhar em conjunto para melhorar o país.

O deputado Vicentinho Júnior (PP-TO), presidente da Comissão de Agricultura (CRA), reforçou seu compromisso como um representante dos produtores rurais e ressaltou a importância da FPA para levar adiante as questões que interessam ao país.

A integração de outras comissões também foi discutida, como ressaltado pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), que enfatizou a importância da Comissão de Segurança Pública estar ao lado da FPA. Ele destacou a necessidade de garantir a segurança no campo. Por sua vez, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputado Lucas Redecker (PSDB-RS), se comprometeu a trabalhar em conjunto com a FPA para aprovar pautas cruciais para o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro.