Anunciaram voto contra o PL das Fake News: federação PSDB-Cidadania, Republicanos e PL. São 18 deputados da federação, 42 dos Republicanos e 99 do Partido Liberal. O projeto que está na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados desta semana.

Em vídeo publicado no Twitter, o líder da federação na Câmara deputado Adolfo Viana (PSDB-BA) disse que as duas siglas são contrárias ao que chama de “controle do governo” nas redes sociais. “A federação PSDB/Cidadania na Câmara defende a criação de regras que garantam urgentemente a segurança nas redes. Mas é contra o controle do governo, qualquer que seja ele. Por isso, somos contrários ao PL 2630, conhecido como PL das fake news”, disse. Com a decisão, essa federação se junta ao Republicanos. Ligado à igreja Universal, o partido anunciou, no fim de semana, que seus deputados votarão contra o projeto.

Não sendo surpresa, o PL que é o maior partido da oposição na Câmara, com 99 deputados, também anunciou que votará contra o projeto das Fake News. O presidente da sigla também se manifestou no Twitter: “O PL decidiu fechar questão na Câmara contra o PL da Censura”, escreveu Valdemar Costa Neto.

Após a Google veicular em sua primeira página um conteúdo contra o PL das Fake News, o governo federal obrigou a empresa a tornar claro que ela é contra a proposta, e não suprimir conteúdos contrários. Sob pena de R$ 1 milhão por hora, a empresa tirou o conteúdo do ar.