Ex-presidente do CRC-GO, Sucena Hummel planeja candidatura em 2026
14 fevereiro 2026 às 12h09

COMPARTILHAR
A ex-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Sucena Hummel, pretende disputar as próximas eleições. Em contato com o Jornal Opção, ela afirmou que deseja concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Entre as razões, citou que ficou ainda mais motivada após críticas recentes do prefeito Sandro Mabel (UB) à categoria.
“Tenho a intenção de disputar, principalmente para defender nossa categoria”, disse Hummel, atualmente vice-presidente do CRC-GO, sobre uma possível candidatura a deputada estadual. “Ainda mais depois da fala do prefeito (Sandro Mabel) chamando os contadores de assaltantes”, acrescentou.
Filiada ao Partido Social Democrático (PSD), Hummel afirmou que deseja permanecer na sigla e destacou que seu projeto político está condicionado à estratégia partidária, mas deixou claro que não pretende entrar na disputa apenas para cumprir cota.
“Já conversei com vários partidos e estou pensando em uma composição de chapa forte, que tenha condição real de eleger um deputado e que também dê oportunidade. Eu não vou entrar para cumprir cota, não vou entrar para ser figurante. Nós vamos trabalhar para ser eleitos”, ressaltou. Segundo ela, a prioridade é integrar um grupo que ofereça espaço político e viabilidade eleitoral.
Anteriormente, Hummel foi candidata a vice-prefeita na chapa do senador Vanderlan Cardoso (PSD) nas eleições de 2024.
Críticas ao prefeito
Na última semana, Mabel afirmou, em entrevista à Rádio Terra FM, que “o contador está assaltando o empresário”, em referência à emissão da nota fiscal no novo padrão nacional. O CRC-GO repudiou a declaração por meio de nota.
O Conselho afirmou que a padronização da nota fiscal é uma exigência governamental e que os contadores apenas cumprem seu papel legal de orientação e execução das obrigações acessórias. A entidade acrescentou que eventuais abusos devem ser denunciados formalmente e reforçou seu compromisso com a ética e a valorização profissional.

