Em Goiás, MDB é o partido com maior presença em cidades do interior

27 novembro 2023 às 09h44

COMPARTILHAR
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a menos de um ano das eleições municipais, o MDB destaca-se como o partido mais estruturado nos municípios de Goiás. Sob a liderança do vice-governador Daniel Vilela, apontado como o sucessor natural do governador Ronaldo Caiado (UB) para 2026, a sigla possui uma estrutura organizacional em 163 dos 246 municípios, compreendendo 152 comissões provisórias e 11 diretórios.
Na sequência, encontra-se o PSDB, liderado pelo ex-governador Marconi Perillo. Após ter sua presença reduzida a 4 cidades em abril, os tucanos agora contam com 74 órgãos provisórios e 80 diretórios municipais, totalizando 154. Em uma situação praticamente oposta à dos emedebistas, o PT possui atualmente 148 órgãos definitivos e 5 provisórios, totalizando 153.
Quanto ao PL, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, está presente em 142 localidades, mas ainda não constituiu diretórios. O União Brasil, liderado por Caiado, ocupa a quinta posição em presença, totalizando 141, sendo 103 comissões e 38 diretórios.
No entanto, nas duas maiores cidades de Goiás, Goiânia e Aparecida de Goiânia, tanto o MDB quanto o União Brasil encontram-se sem diretório ou comissão provisória. O partido do governador Ronaldo Caiado também não possui organização em Anápolis.
“O partido quer garantir a eleição de pelo menos 50 gestores no ano que vem”, afirmou Daniel Vilela. Otimista, acredita ainda que meta pode ser batida e até ultrapassada, sobretudo com a parceria que será feita em vários municípios com o União Brasil de Ronaldo Caiado, que é o parceiro prioritário na montagem das alianças para as eleições municipais.
A movimentação do MDB, na capital e no interior do estado, tem tudo a ver com 2024. Mas não é só isso: já vem pensada para as eleições de 2026, quando o vice-governador, possivelmente à frente do Palácio das Esmeraldas, deve disputar a reeleição.
Leia também: