Em Goiás, fusão entre PTB e Patriota é questionada por filiados

21 junho 2023 às 22h01

COMPARTILHAR
O processo de fusão entre PTB e o Patriota tem causado indisposição entre correligionários. O Patriota não compõe com a base de Ronaldo Caiado (UB). Já o PTB faz parte do governo. Dois nomes são cogitados para a nova sigla: o partido poderá chamar Mais Brasil (MB) ou Partido da Renovação Democrática (PRD).
Atualmente, o PTB está presente em 43 municípios, possui 54 vereadores e 8 vice-prefeitos. Já o Patriota conta com 26 vereadores. Nos bastidores, a iniciativa, articulada em Goiás por Jorcelino Braga, presidente estadual do Patriota, é vista como unilateral e tem causado insatisfação. Uma ala do partido não concorda com a fusão.
O receio é que aconteça uma debandada de filiados e parlamentares para outras siglas. Em conversa com prefeitos e lideranças, o temor é de “a insegurança que o partido traz para os diretórios municipais”. “Já estamos a praticamente um ano das convenções para as eleições municipais e não há nem data para a fusão entre os partidos acontecer”, desabafa uma liderança.
Debandada
Com a chegada da deputada federal Magda Mofatto ao Patriota, o receio da dispersão é ainda maior. Para o Jornal Opção, Magda disse que será a presidente estadual da sigla. O “detalhe” é que Mofatto é oposição à base governista.
Caso a fusão realmente se concretize, já existe um acordado circulando nos bastidores. No primeiro biênio, ficará na presidência nacional o ex-deputado federal Ovasco Roma. Já no segundo biênio, assume Marcos Vinicius Nescau, ex-genro de Roberto Jefferson.
Em Goiás, Jorcelino Braga pode ficar como secretário-geral. A recém filiada deputada federal Magda Mofatto deve assumir a presidência.
Procurado, Jorcelino disse: “assuntos do Patriota em Goiás, deverá ser tratado com a Deputada Federal Magda Mofatto que será a presidente do Diretório Regional de Goiás”.
Fusão
A fusão partidária acontece depois de ambas as siglas não terem conseguido atingir a cláusula de desempenho nas eleições de 2022, o que garante acesso ao Fundo Partidário, tempo de TV e estrutura na Câmara. De acordo com a cláusula de barreira, os partidos devem eleger pelo menos 11 deputados federais em 9 Estados ou ter, no mínimo, 2% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados.
Com o anuncio da fusão, cinco dirigentes do PTB entraram com uma ação na Justiça Eleitoral para pedir a impugnação de registro de criação do partido “Mais Brasil” – fusão entre PTB e Patriota.
No documento enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dirigentes alegam não concordar com a junção das duas legendas e ainda alegam que a convenção nacional do PTB em 2022 foi fraudada.