O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, afirmou que o partido será cabeça de chapa na disputa pela prefeitura de Goiânia nas eleições de 2024. Em entrevista ao Jornal Opção, Baleia reforçou a tradição do partido na Capital, representado pelas figuras de Iris Rezende e Maguito Vilela. “Sob a liderança de Daniel Vilela nós vamos trabalhar pela candidatura própria”, afirma.

A disputa dentro do MDB gira em torno de Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito e ex-governador, e Gustavo Mendanha, ex-prefeito de Aparecida. “Estamos fazendo a consulta ao tribunal sobre a questão do Mendanha, seria uma baita candidatura. Ou é Mendanha ou é Ana Paula”, diz.

Mendanha tem um entrave para sua candidatura: o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) é que um cidadão que exerce dois mandatos consecutivos como prefeito fica inelegível para o mesmo cargo em outra cidade.

Para contornar esse obstáculo, o MDB faz consulta ao Supremo. O principal argumento é que uma eventual candidatura de Mendanha não se encaixa no conceito de “prefeito itinerante”. Na avaliação de aliados do ex-prefeito, Gustavo sai de uma cidade menor para tentar disputar na capital, além de ter deixado a prefeitura para disputar o governo do estado.

Apesar a expectativa em torno do nome de Ana Paula Rezende, ela não participou da inauguração do escritório político da deputada federal Marussa Boldrin (MDB) e da filiação do prefeito de Aparecida Vilmar Mariano no MDB.

Leia também:

Ausência de Ana Paula Rezende em eventos do MDB pode sinalizar recuo da filha de Iris?

Marussa Boldrin inaugura escritório político em Goiânia com presença de Baleia Rossi e Daniel Vilela