Apesar de contar com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e cerca de 45 mil filiados em Goiás, o Partido dos Trabalhadores (PT) enfrenta desafios significativos quando se trata das maiores cidades do estado. Além de Goiânia e Anápolis, a probabilidade do PT disputar e conquistar a prefeitura em localidades como Aparecida de Goiânia, Rio Verde e no Entorno, em Águas Lindas, Luziânia e Valparaíso é bem limitada.

Em 2024, o foco do PT Goiás estará voltado principalmente para as candidaturas a vereador. O objetivo principal é eleger um maior número de cadeiras, preparando-se para o pleito de 2026, quando o partido terá um grupo sólido trabalhando no estado para a eleição de deputados federais e estaduais.

Líderes do PT estão realizando uma peregrinação por Goiás, visitando regiões, como o Norte do estado, com passagens pelas cidades de Niquelândia, Uruaçu e Porangatu, bem como Gouvelândia, Morrinhos, Santo Antônio, Formoso, Alto Horizonte, Nova Iguaçu, Estrela do Norte e Araguapaz. Além disso, ocorreram reuniões em Nova Glória, São Luiz do Norte e Pilar de Goiás, todas com vistas às eleições municipais de 2024.

Goiânia

A aposta do PT é a deputada federal Adriana Accorsi, que é a favorita e faz parte da corrente majoritária em Goiânia. Além de Adriana, o partido possui outros pré-candidatos na capital, incluindo o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira, e o deputado estadual Mauro Rubem.

Anápolis

O deputado estadual Antônio Gomide é visto como uma figura de grande influência. Com dois mandatos como prefeito, ele deixou o cargo com alta aprovação, embora tenha perdido a eleição de 2020 para a reeleição de Roberto Naves, hoje filiado ao Republicanos. Embora sua pré-candidatura ainda não tenha sido oficializada, seus apoiadores defendem sua participação na corrida e acreditam em seu favoritismo

Leia também: