Eleição 2024: saiba quais são os 15 possíveis candidatos à prefeitura de Goiânia
02 março 2023 às 17h42
COMPARTILHAR
A menos de mil dias para as eleições municipais de 2024, vários nomes despontam para concorrer ao cargo de prefeito de Goiânia. Alguns já anunciaram a intenção e outros pela força política e destaque são naturalmente fortes candidatos ao pleito.
Na função, Rogério Cruz (Republicanos) trabalha pela reeleição, mas sofre pressão na Câmara Municipal. Lá, Romário Policarpo (Patriota) acena pela cadeira quase fechado com o MDB de Daniel Vilela.
Outras duas forças são nos campos da direita, leia-se bolsonarismo, e a esquerda, leia-se lulopetismo. O primeiro encerrou a eleição com muito capital eleitoral, com o ex-presidente Jair Bolsonaro obtendo 63,95% dos votos dos goianienses no segundo turno. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 36,05% e conseguiu eleger mais parlamentares para Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) dos últimos anos.
Confira a lista de nomes cotados para concorrer ao Paço em 2024, por ordem alfabética
1 – Aava Santiago (PSDB)
Aava Santiago (PSDB) – vereadora e presidente municipal do PSDB – teve bastante destaque, inclusive nacional, quando apoiou Lula (PT), e tem muita atuação na Câmara Municipal.
2 – Adriana Accorsi (PT)
Adriana Accorsi (PT) – deputada federal – embora afirme que focará no mandato de deputada federal, Adriana é a principal petista em Goiás. Ela já foi candidata a prefeita da Capital em 2016 e 2020. No entanto, ela deixa evidente que, dadas as circunstâncias, se for a pedido de Lula, pode disputar mais uma eleição.
3 – Ana Paula Rezende (MDB)
Ana Paula Rezende (MDB) – filha do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (que morreu em 2021) e da ex-deputada Iris de Araújo (que morreu neste ano) – é considerada pela MDB e outros forças políticas como a principal herdeira do legado do pai na Capital.
4 – Anselmo Pereira (MDB)
Anselmo Pereira (MDB) – vereador decano na Câmara – anunciou nesta quinta-feira, 2, a intenção de concorrer a prefeito. O parlamentar talvez tenha se cansado do Poder Legislativo, onde cumpre o décimo mandato.
5 – Bruno Peixoto (União Brasil)
Bruno Peixoto (União Brasil) – deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por aclamação – foi o parlamentar mais votado, apesar de negar, é bastante contatado para ser candidato.
6 – Gustavo Gayer (PL)
Gustavo Gayer (PL) – deputado federal -, segundo a receber mais fotos e bolsonarista raiz, o empresário pode capitalizar o capital político da direita em Goiânia. Para se ter ideia, em 2020, ele ficou em quarto lugar ao disputar a principal cadeira do Paço.
7 – Lincoln Tejota (União Brasil)
Lincoln Tejota (União Brasil) – deputado estadual e ex-vice-governador – não tem escondido o desejo de administrar a Capital. Entretanto, para isso, precisaria que o governador Ronaldo Caiado e o União Brasil não integrassem a base de reeleição de Rogério Cruz.
8 – Rogério Cruz (Republicanos)
Rogério Cruz (Republicanos) – prefeito – vem se empenhando para o próximo ano, por isso, lançou recentemente o programa ‘Goiânia Adiante’ (anunciou mais obras e conclusões de outras em andamento). Além disso, deu início à reforma do secretariado para contrabalancear forças com a Câmara e está bastante alinhado com Caiado.
9 – Vanderlan Cardoso (PSD)
Vanderlan Cardoso (PSD) – senador da República – pode mais uma vez disputar o cargo de prefeito. Ele foi candidato ao comando de Goiânia em 2016 e 2020. Nas duas vezes, ficou em segundo lugar.
10 – Lucas Calil (MDB)
Lucas Calil (MDB) – deputado estadual, terceiro mais votado no Estado – tem grande base na região Metropolitana de Goiânia. Ele é o político com mais força na capital dentro do partido do vice-governador Daniel Vilela, assim é o melhor com condições para a disputa.
11 – Lucas Kitão (PSD)
Lucas Kitão (PSD) – vereador – ganhou muito destaque na Câmara Municipal ao publicizar e votar contra os projetos delicados da prefeitura, como o aumento do IPTU e da verba parlamentar. O político é bastante alinhado ao deputado Calil.
12 – Romário Policarpo (Patriota)
Romário Policarpo (Patriota) – presidente da Câmara Municipal de Goiânia – é bastante articulado e conseguiu emplacar o inédito terceiro mandato na Presidência. Nas últimas semanas, vem tendo atritos com a prefeitura e ao mesmo tempo se aproximando do MDB e do governo federal.
13 – Mauro Rubem (PT)
Mauro Rubem (PT) – deputado estadual e ex-vereador (forte oposição a Rogério Cruz) – aparece é um dos quadros do petismo na capital. Caso Adriana Accorsi, realmente, não seja candidata, ele é a segunda opção da legenda.
14 – Virmondes Cruvinel (União Brasil)
Virmondes Cruvinel (União Brasil) – deputado estadual – pode tentar novamente, caso o partido que está filiado opte pela disputa e outros nomes não queiram disputar. Ele foi candidato em 2020 e gostaria de ter sido em 2016.
15 – Zacharias Calil (União Brasil)
Zacharias Calil (União Brasil) – deputado federal – renomado cirurgião, quase disputou a candidatura ao Senado, o político tem votação fiel. Em 2020, ele seria candidato, mas deu lugar a Vanderlan Cardoso (PSD). No próximo ano, precisaria conseguir a benção de Ronaldo Caiado.