COMPARTILHAR

O economista goiano, Leandro Safatle, assume a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta sexta-feira, 29. A assinatura contou com o nome do presidente da República, Luiz Inácio Lula (PT), e do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (UB-AP) em uma decisão conjunta de indicar o especialista. Com a oficialização, o gestor deve ocupar o cargo até o ano de 2029, segundo o regimento da autarquia. 

Leando teve o nome aprovado no Senado por 54 votos favoráveis e dois contrários. Vale lembrar que toda indicação de cargo público do Executivo federal deve ser apreciada pelo Senado que aprova, ou não, os nomes. O nome de Leandro já era esperado para o cargo, conforme foi informado pelo Jornal Opção, visto que ele compôs a equipe de transição do 3º Governo Lula.  

O especialista é formado em economia pela Universidade de Brasília e foi consultor Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Leandro é servidor público desde 2011 com atuação na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Ministério da Saúde (MS) e na própria Anvisa. Além disso, é filho do economista Fernando Safatle.

Leia também: Economista goiano, Leandro Safatle vai assumir presidência da Anvisa