Todos os detalhes da cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), são acompanhados de perto pela futura primeira-dama do Brasil, Rosângela da Silva, a Janja. Ela junto com uma equipe fizeram uma visita ao Congresso Nacional na manhã desta quarta-feira, 21, para conferir todo o roteiro do evento.

Lula e Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente, tomaram posse no dia 1º de janeiro, às 15 horas e terão que comparecer no parlamento, onde farão juramento de obedecer a Constituição Federal. Para a solenidade, são esperados autoridades e 17 chefes de Estado.

Janja é socióloga e coordena o grupo de organização da posse. Até o figurino de Lula passa pelo aval dela. O cuidado principal da equipe é em relação à segurança do petista.

Roteiro no Congresso

No Congresso Nacional, onde estão a Câmara dos Deputados e o Senado, o roteiro está dividido por etapas. Primeiramente, há o compromisso constitucional, a assinatura do termo de posse e os pronunciamentos do presidente da mesa do Congresso e do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do presidente Lula (então empossado).