Em entrevista ao Jornal Opção, o vice-líder do governo deputado Tales Barreto (UB) avalia que a federação do União Brasil com PP será positiva para o governador Ronaldo Caiado. Deputado José Nelto (PP) concorda e diz que “a federação é importante porque mostra o fortalecimento do grupo político que passa a ter a maioria da Câmara”, afirmou. Ele comentou ainda que a próxima semana será decisiva para as articulações.

O acordo para que as duas siglas integrem uma federação partidária deve começar a valer a partir de março e foi feito pelos presidentes de PP, Ciro Nogueira, e do União Brasil, Luciano Bivar. Aqui em Goiás, as duas siglas já são aliadas, mas não são obrigadas a ter o mesmo posicionamento.

Com a união, esses dois partidos mantém as suas estruturas iniciais, mas devem ter o mesmo posicionamento no Congresso Nacional. Após o “casamento”, contarão com 108 deputados federais e 15 senadores. Hoje, a maior bancada é do PL, com 99 parlamentares.

Juntos, os partidos vão corresponder mais de 20% do tempo de propaganda eleitoral de Rádio e TV, além de um fundo eleitoral gigante. Ao Jornal Opção, políticos vinculados ao União Brasil revelaram que a expectativa é de que exista rodízio de dois em dois anos na presidência da federação.