A deputada estadual, Vivian Naves (PP), retornou, nesta semana, a Goiás, após viagem oficial à China – onde integrou comitiva liderada pelo governador, Ronaldo Caiado (UB) – certa de que o estado tem todas as condições de se espelhar no modelo de desenvolvimento do gigante asiático para dar um ‘grande salto’ na sua já pujante economia.

Após visitas a sedes de empresas mundialmente referências em seus setores, caso da Alibaba, líder no setor e-commerce, ou seja, de vendas online, e da Huawei, fornecedora e líder global de tecnologia e soluções de informação da indústria e das comunicações, a parlamentar acredita que o perfil goiano permite a replicação local de boa parte filosofia chinesa de fazer negócio.

“A economia chinesa se desenvolveu alicerçada em dois pilares fundamentais: a força e capacitação de sua mão de obra, coisa que também temos muito em nosso estado, atrelada a investimentos maciços em conhecimento e evolução tecnológica. O governador, visivelmente, ficou encantado com muita coisa, estabeleceu importantes parcerias e tenho certeza que em breve veremos isso colocado em prática”, comentou a deputada.

A parlamentar acredita que um dos caminhos primordiais seja a criação de novos parques industriais em diferentes pontos do estado, semelhante ao que é o Distrito Industrial de Anápolis – Daia. Para Vivian, Goiás precisa cada vez mais agregar valor aos seus produtos, ao ponto de em médio prazo exportar menos matéria-prima enquanto aumenta a comercialização de produtos prontos ao consumo humanos.

Para tanto, todavia, ressalta que o estado precisa entrar de cabeça em novos métodos de produção e conhecimento. “É uma engrenagem perfeita. Você investe no trabalhador, ele adquire informação, evolui em sua atividade e a produção final se diferencia. A aliança perfeita entre a tecnologia de ponta com o ser humano plenamente capacitado a operá-la. Eles (chineses) se mostraram dispostos a se aproximar cada vez mais do estado de Goiás e creio que podemos gerar muitos empregos e riquezas com isso”, finalizou.