Damares Alves se posiciona contra indicação de Zanin ao STF

10 junho 2023 às 15h43

COMPARTILHAR
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) publicou uma mensagem em seu perfil no Twitter no sábado (10) em que anuncia seu voto contrário à indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). Damares alega que a escolha de Zanin pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva “fere o princípio da impessoalidade”.
Cristiano Zanin foi advogado pessoal de Lula e defendeu o ex-presidente em processos relacionados à Operação Lava Jato, incluindo o caso que levou Lula à prisão. Antes de confirmar oficialmente a indicação de Zanin, Lula mencionou seu nome em entrevistas como um possível indicado.
Para assumir o cargo de ministro do STF, Zanin precisa passar por uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Em seguida, sua indicação ainda deve ser aprovada em uma votação no plenário pelos senadores.
Normalmente, os indicados ao STF se reúnem com os senadores antes da sabatina. Damares admite a possibilidade de um encontro com Zanin, mas somente se for necessário e mediante solicitação de seu partido, seguindo o formato protocolar de uma reunião com a presença dos demais parlamentares.
A senadora expressa ainda que, se Zanin for aprovado em plenário, só lhe resta “orar para que Dr. Zanin nos surpreenda e se torne um juiz justo e imparcial”.
A previsão é de que Cristiano Zanin obtenha entre 50 e 55 votos favoráveis no Senado, segundo senadores e ministros de tribunais superiores alinhados a ele. Essa projeção supera o número mínimo necessário de 41 votos para a aprovação da indicação. Antes da votação no plenário, Zanin passará por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, composta por 10 senadores titulares. A expectativa é que a sabatina e a votação ocorram em meados de junho, conforme aliados do presidente do Senado.