Com baixa adesão, um ato convocado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília foi marcado por críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e xingamentos ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Goiânia está entre as 13 capitais com programação de manifestações no dia da Proclamação da República.

Na manhã desta quinta-feira, 15, feriado nacional, sem a participação de Bolsonaro, pouco mais de 200 manifestantes realizaram uma caminhada de um quilômetro pelo Eixo Rodoviário da capital federal – trecho fica fechado aos carros aos finais de semana e feriados.

Vestidos com roupas  verdes e amarelas em referência às cores da bandeira do Brasil, os manifestantes carregavam também bandeiras de Israel – ação que já era comum nos protestos bolsonaristas, mas que ganhou ainda mais força em função da guerra contra o Hamas – enquanto gritavam contra o STF. 

Parados em frente ao Banco do Brasil, os manifestantes bradavam “Senado, pare o STF!” e xingavam o presidente Lula de ladrão. 

Veja abaixo:

Goiânia

Em Goiânia, a manifestação bolsonarista aconteceu no período da manhã de forma pacífica. O movimento reuniu cerca de 200 pessoas na Praça Tamandaré, no Setor Oeste.

Ato da Proclamação da República em Goiânia | Foto: Reprodução / Redes Sociais