Os eleitores de Castelândia, no sul do estado, voltam às urnas no próximo domingo, 10, para escolher mais nove vereadores. Os eleitos no novo pleito, contudo, permanecerão no cargo por apenas um mês.

Em abril deste ano cinco vereadores da cidade tiveram seus mandatos cassados por fraude na cota de gênero na coligação em que foram eleitos no pleito de 2020. Após julgamento da Justiça Eleitoral, todos os vereadores da chapa tiveram seus mandatos cassados e nova totalização foi realizada para dar posse aos suplentes.

Como a cassação representou mais da metade da votação para o cargo de vereador, uma nova eleição precisou ser convocada.

A eleição suplementar vai substituir a atual legislatura que termina em 31 de dezembro deste ano. São 22 candidatos concorrendo às nove vagas do legislativo municipal. A posse dos vencedores está prevista para o dia 29 de novembro e o mandato se encerra no final do mês seguinte. A partir do dia 1º de janeiro, os vereadores eleitos nas eleições municipais que aconteceram no dia 6 de outubro deste ano tomam posse.

Mesmo quem participou das eleições em outubro pode participar do pleito do próximo domingo. Dos 22 concorrentes para a eleição suplementar, 14 participaram da eleição municipal no mês passado. Dos 14, cinco foram eleitos, outros cinco são suplementares e os outros quatro não foram eleitos.