CCJ aprova reeleição para presidente da Alego

28 fevereiro 2023 às 15h47

COMPARTILHAR
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou em sessão nesta terça-feira, 28, o projeto que autoriza a reeleição de presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A proposta, nº 0945/20, de autoria do deputado Talles Barreto (UB), trata também da reeleição dos membros da Mesa Diretora da Casa.
A oposição questionou o desarquivamento da matéria e a inclusão dela na pauta. O deputado Antônio Gomide (PT) chegou a questionar a legalidade do procedimento, citando que o arquivamento tinha sido feito na legislatura passada.
“Este é um projeto de 4 de dezembro de 2019. Estamos em uma outra Legislatura. Não é permitido desarquivar um projeto de outra Legislatura. É preciso começar uma nova tramitação”, afirmou Gomide.
O presidente do colegiado, Wagner Neto (Solidariedade), explicou que a propositura foi incluída na pauta a pedido do líder do governo, Wilde Cambão (PSD), que foi o relator da matéria. De acordo com ele, regimentalmente não há problema em realizar o desarquivamento, neste caso.
Votaram contra a matéria apenas: Mauro Rubem (PT), Antônio Gomide (PT) e Lincoln Tejota (UB).
Emenda constitucional
Por outro lado, o deputado Lincoln Tejota (UB) entendeu que, por se tratar de uma emenda constitucional, seria necessário discutir mais a matéria. “Não tenho dificuldade nenhuma em discutir o processo de reeleição do Bruno Peixoto (UB). Mas não dessa forma”, pontuou.