Candidato discute parceria com estado para resolver crise na educação em Goiânia
26 agosto 2024 às 09h38
COMPARTILHAR
A primeira-dama Gracinha Caiado participou, na tarde deste domingo, 25, de um encontro entre o candidato a prefeito de Goiânia Sandro Mabel (UB) e gestores de educação que atuam na capital. Em pauta, a apresentação de propostas para os primeiros anos do ensino fundamental e o plano de fortalecer a parceria entre município e Estado em prol da formação de crianças e jovens.
Gracinha afirmou que Mabel tem experiência e capacidade para resolver os principais problemas da administração na capital. “Sandro vai saber fazer com que Goiânia tenha segurança, Cmeis, creches, casas… Quando ele diz que vai fazer isso é porque vai. Ronaldo encontrou um estado quebrado, e fez. Basta não roubar e ter compromisso com a cidade”, assegurou a primeira-dama.
Na apresentação de propostas, Mabel falou sobre manter um diálogo aberto entre município e Estado para alinhar os projetos de educação. Também se comprometeu em ampliar o número de vagas no ensino municipal e de escolas em tempo integral. “Vamos trabalhar o máximo possível para conseguir chegar a pelo menos 70 escolas de tempo integral. Isso facilita para as mães, principalmente as que precisam trabalhar”, destacou.
O candidato sinalizou que não vai fazer promessas faraônicas. Ao invés disso, quer trabalhar com projetos possíveis de serem executados. “Não tenho como construir [de imediato] Cmeis para nove mil crianças. Não se constrói de um dia para o outro”, disse. A ideia para sanar o atual déficit da rede municipal é, num primeiro momento, formar parcerias com instituições. “Até os 100 dias de governo, vamos fazer isso”, indicou.
A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, explicou que os gestores que participaram do encontro são “líderes que vivem os problemas dos bairros na pele, como transporte, asfalto, água, energia, etc”. Por isso, a importância de ouvir propostas de candidatos. “A educação estadual tem muito a ganhar com um prefeito parceiro. O município também ganha se pegar a experiência desses gestores estaduais e levar para as escolas municipais”, comentou.
Déficit da educação em Goiânia
Em outubro de 2023, o secretário de Educação, Rodrigo Caldas, revelou que o déficit na Educação Infantil em Goiânia era de cerca de 9 mil vagas. Desde então, a pasta já mudou de comando duas vezes e as crianças de Goiânia seguem enfrentando valta de vagas em Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs.