*com informações de Cilas Gontijo

Na manhã desta quinta-feira, 4, pouco antes de começar o encontro estadual do PL, no Parque de Exposições da Nova Vila, o ex-presidente Jair Bolsonaro indicou que ainda busca reverter decisão de inelegibilidade para 2026.

Quando perguntado se apoia possível candidatura de Ronaldo Caiado à presidência da República, Bolsonaro respondeu: “conheço Caiado há 30 anos e somos amigos, mas não sei qual crime cometi para me tornar inelegível”, afirmou.

Por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, Jair Bolsonaro foi considerado inelegível acusado de abuso de poder político e econômico tanto na reunião com embaixadores quanto nos atos de 7 de setembro de 2022.

Nos últimos dias, ganhou força a crença dos bolsonaristas de que decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em favor do atual prefeito de Magé (RJ), Renato Cozzolino, poderia também reverter a inelegibilidade do ex-presidente.

Em decisão monocrática, o ministro do STF Dias Toffoli derrubou decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que torna leva o prefeito fluminense inelegível. Contudo, especialistas em direito afirmam que situação do ex-presidente seria irreversível.

Importante cabo eleitoral para as disputas municipais deste ano, Bolsonaro parece focado em seu projeto político nas andanças pelo País oferecendo apoio a vereadores e prefeitos.