Barroso troca EUA pela França e prepara curso na Universidade Sorbonne
07 novembro 2025 às 19h54

COMPARTILHAR
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, encontrou um novo destino internacional após sua aposentadoria: a França. Impedido de entrar nos Estados Unidos, o jurista brasileiro tem intensificado sua presença em solo francês, onde será destaque em eventos acadêmicos e institucionais.
Em janeiro, Barroso ministrará um curso na renomada Universidade Sorbonne, em Paris, consolidando sua aproximação com o meio acadêmico europeu. A iniciativa faz parte de um evento promovido por uma associação de estudantes brasileiros na França, que o convidou como figura de honra.
Recentemente, o ex-ministro participou de uma apresentação no Conselho Constitucional francês, reforçando seus laços com instituições jurídicas internacionais.
Com os Estados Unidos fora de sua rota, Barroso tem adotado a França como seu novo ponto de referência fora do Brasil. A Cidade Luz, com sua tradição jurídica e cultural, parece ter se tornado o cenário ideal para a nova fase do magistrado.
Saúde
Após deixar o STF, Barroso enfrentou alguns problemas de saúde, mas tratou o assunto com leveza. “Foi um pouco de saudade e excesso de leveza”, sugerindo que a transição para a aposentadoria trouxe tanto nostalgia quanto tranquilidade.
Leia também:
“Reforma Administrativa ameaça eficiência dos cartórios”, diz presidente da ATC-GO
Alemanha adia anúncio de recursos para o fundo florestal brasileiro; seguindo postura britânica
Com o salário de R$ 6,9 mil, MP-GO abre vaga para assistente jurídico em Rubiataba

