Avante reforça independência e vê em Caiado um nome forte para 2026, diz Luís Tibé em evento em Goiás

02 setembro 2025 às 18h54

COMPARTILHAR
Em encontro realizado nesta terça-feira, 2, em Goiânia, o presidente nacional do Avante, Luís Tibé, reuniu lideranças estaduais e nacionais para discutir os rumos da legenda nas eleições de 2026. O evento teve como objetivo central organizar a atuação do partido em Goiás, com foco na consolidação de uma base sólida e no fortalecimento das bancadas estaduais e federais. Durante a reunião, Tibé reforçou a independência do partido e avaliou que Ronaldo Caiado seria um excelente candidato à presidência da República.
Tibé avaliou a viabilidade de uma candidatura nacional de Ronaldo Caiado, destacando sua trajetória e capacidade de representar o país. “Ele realiza um trabalho admirável, possui um discurso firme e seguro, com alcance nacional. É uma figura que já ocupou vários cargos na esfera pública e é altamente qualificado. Não tenho dúvidas de que seria um excelente candidato”, comentou.
No entanto, ponderou que a definição dependerá da conjuntura política e, especialmente, da decisão de Jair Bolsonaro sobre disputar ou não a presidência. “Caso Tarcísio seja candidato, acredito que ele consiga reunir apoios diversos. Se Bolsonaro for candidato, haverá mais candidaturas. Portanto, o cenário da eventual candidatura de Caiado dependerá desse contexto”, disse.
Sobre o encontro em Goiânia, Tibé explicou que a visita faz parte da agenda nacional de organização partidária. “O objetivo deste encontro, na verdade, é contribuir para a organização do partido em todo o Brasil. Estávamos em débito com essa visita, já que nosso presidente estadual nos convidava há alguns meses. Este encontro é importante para definirmos os rumos da legenda”, afirmou.
Segundo o dirigente, o Avante tem registrado crescimento expressivo em diversas regiões, com destaque para Goiás, onde a legenda já conta com representantes em cargos executivos e legislativos. A expectativa é ampliar a presença na Câmara dos Deputados e consolidar a atuação nacional. “O partido está crescendo significativamente, não apenas em Goiás, mas em todo o território nacional”, pontuou.
Sem federação
Tibé foi enfático ao descartar qualquer possibilidade de fusão ou federação com outras siglas, reforçando que o Avante seguirá com estrutura própria e independência estratégica. “Reunimos a direção nacional e concluímos que, neste momento, o melhor caminho para o partido é não realizar federação nem fusão. Seguiremos de forma independente, até porque estamos construindo uma base sólida há muitos anos”, afirmou.
O presidente destacou que essa postura tem um custo político, especialmente por manter uma linha de transparência com os filiados e eleitores, mas acredita que os frutos dessa coerência serão colhidos nas próximas eleições.
Consistência
O Avante, segundo Tibé, já superou os principais obstáculos enfrentados por partidos médios e pequenos, como a cláusula de desempenho. Ele citou exemplos de siglas tradicionais que não conseguiram se manter competitivas no último pleito. “Acredito que o maior desafio já foi superado. Não tenho dúvidas de que conquistaremos uma bancada expressiva”, apontou.
Em Goiás, a meta é eleger ao menos três deputados federais, além de ampliar a representação municipal e estadual. “Contamos com a vice-prefeita da capital, o prefeito de Manaus, vice-governador, prefeita, deputados e uma bancada de vereadores. O partido está crescendo com consistência e base sólida”, disse.
Candidaturas
Com a antecipação das articulações eleitorais, Tibé ressaltou que o partido ainda não definiu candidaturas majoritárias, mas que o processo será conduzido com diálogo e respeito à autonomia dos estados. “A doutrina do partido estabelece que a maioria decide. Portanto, os estados irão se reunir futuramente. Temos várias candidaturas em discussão. É possível, inclusive, que o nosso governador aqui seja candidato”, disse.
O presidente também mencionou nomes como Ratinho Júnior, Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro como peças-chave na formação do cenário nacional. “O Avante provavelmente não terá uma candidatura majoritária definida neste momento. Primeiro, precisamos avaliar as candidaturas e, então, o partido decidirá o melhor caminho”, explicou.
Relações regionais
Tibé destacou a capacidade do Avante de dialogar com diferentes espectros políticos, mantendo relações próximas com lideranças regionais como Caiado, Ratinho e até com o PT na Bahia. “O partido hoje reúne pessoas de diferentes posicionamentos ideológicos, desde a extrema direita até a extrema esquerda. Temos uma bancada bastante eclética”, disse.
Ele reforçou que, mesmo sem filiação formal, o partido em Goiás estará alinhado com Caiado, assim como no Paraná com Ratinho. “Independentemente de ele disputar ou não pelo partido, não há possibilidade de o Avante, aqui no estado, não estar ao lado dele”, apontou.
Pragmatismo
O presidente também comentou sobre composições políticas que desafiam a lógica ideológica tradicional, citando o caso de Belo Horizonte, onde PSDB e PT se uniram para eleger o prefeito. “Observamos partidos com posicionamentos radicais realizando composições que não refletem suas alianças nacionais. Aqui no Avante, buscamos unir as pessoas, evitar divisões e contribuir para superar os conflitos que têm marcado o cenário político brasileiro”, afirmou.
Avante em Goiás
O presidente estadual do Avante, Thialu Guiotti, tem recebido diversos convites desde sua reeleição em 2022, especialmente no contexto das eleições municipais de 2024. Ao longo desse período, tem estruturado um grupo político sólido no estado de Goiás, do qual o Avante faz parte de forma estratégica.
“O Tibe é um amigo pessoal, por quem tenho grande carinho. Nos momentos mais difíceis, o Avante sempre esteve ao meu lado, mesmo quando eu não estava filiado à legenda. Um exemplo disso é a vice-prefeita de Goiânia, que disputou pelo Avante, embora pudesse estar em qualquer outro partido. Ela escolheu o Avante porque o presidente nacional tem credibilidade. Acreditamos no trabalho do Avante nacional, e isso fortalece o partido no estado”, apontou.
Aliança com a majoritária
O presidente reafirmou seu compromisso com o projeto político liderado por Daniel Vilela para o governo estadual, Gracinha para o Senado e Ronaldo Caiado para a presidência da República.
“Vou trabalhar intensamente para caminharmos com Daniel Vilela como governador, Dona Gracinha como senadora e Ronaldo Caiado como presidente. Precisamos desse direcionamento no estado de Goiás, e esse será o meu pedido ao presidente nacional, Luís Tibé, e ao presidente estadual, Tiago”, afirmou.
Sobre alianças
Ele reconheceu que cada estado possui sua própria conjuntura política, mas reforçou que, em Goiás, o apoio ao projeto de Caiado será prioridade. “Entendemos que, nacionalmente, cada estado tem sua realidade. Mas, em Goiás, caso Caiado seja candidato à presidência, terá o apoio do partido. Esse será o meu pedido formal à direção nacional”, disse.
O presidente também celebrou o crescimento da legenda no estado, com novas filiações sendo realizadas, inclusive de pré-candidatos que obtiveram mais de 10 mil votos nas eleições anteriores. “Fico feliz em ver que muitas pessoas estão se filiando ao Avante. Já temos três deputados estaduais na base de Ronaldo Caiado, e outros parlamentares demonstram interesse em vir para o partido, porque acreditam no trabalho de Tibé e no diálogo que ele promove”, pontuou.
Autonomia do nacional
Ao comparar o desempenho do Avante com partidos mais tradicionais, o presidente destacou a autonomia concedida pela direção nacional desde 2019, o que permitiu avanços significativos nas urnas. “A autonomia que o presidente Tibé me deu em 2019 permitiu que elegêssemos dois vereadores na capital, enquanto partidos tradicionais como União Brasil, PSDB e PP elegeram apenas um. Em 2024, dobramos a votação em Goiânia e no estado: em 2020, tivemos 94 mil votos; agora, em 2024, chegamos a quase 180 mil”, disse o presidente estadual.
Ele elogiou o estilo de liderança de Tibé, que, segundo ele, se diferencia por ouvir a base e não impor decisões de cima para baixo. “O presidente Tibé tem uma postura muito diferente da maioria dos presidentes nacionais. Ele não interfere nos estados. Pelo contrário, ele escuta a base e o diretório regional. Isso tem feito do Avante uma referência para quem deseja disputar eleições com segurança e previsibilidade”, afirmou.
Bruno Peixoto
O presidente também mencionou que, se necessário, abriria mão da presidência estadual para receber Bruno Peixoto como líder da sigla em Goiás, destacando sua relevância política. “Já disse que abriria mão da presidência para que Bruno Peixoto assumisse o comando do Avante em Goiás. Não estou fazendo uma proposta formal, mas é uma leitura política. Bruno Peixoto talvez seja hoje uma das maiores figuras políticas do estado. É presidente da Assembleia Legislativa, respeitado pelos deputados e pelos presidentes de partido. Pode ser candidato a governador, vice ou senador”, disse.
Por fim, ele ressaltou que Bruno Peixoto, junto com partidos como Avante, Agir, Mobiliza e outros, representa uma estrutura eleitoral robusta. “Estamos falando de uma estrutura que pode alcançar entre 500 mil e 600 mil votos no estado de Goiás. Bruno Peixoto terá papel decisivo na escolha do próximo governador e dos próximos senadores do estado”, pontuou.