Artistas denunciam falta de pagamento da Secretaria de Cultura em Goiânia
05 abril 2024 às 17h43
COMPARTILHAR
Artistas goianos denunciam falta de pagamento por parte da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Goiânia. Eles participaram do Festival Goiânia em Cena em 2023. Das 40 apresentações realizadas, cerca da metade dos artistas informaram ao Jornal Opção que ainda não receberam, totalizando 165 dias de atraso.
“Eu me pergunto: o pagamento do secretário está caindo na conta em dia? Os servidores da Secult estão recebendo? Ou será que Zander e seus funcionários também não recebem há mais de 5 meses? Pergunto ainda: é possível pagar o aluguel com aplausos?”, questiona a atriz Ludmyla Marques. Em resposta, a Secult informou que até terça-feira, 9, todos estarão pagos (confira a nota completa ao final).
Quando o processo de contratação foi realizado, este ocorreu via edital e processo de licitação. Os artistas se inscreveram no edital e passaram por uma banca de avaliação, na qual foram aprovados. Após a aprovação, toda a documentação necessária foi entregue para dar continuidade ao processo de licitação. O acordo estabelecido era de que os pagamentos seriam realizados dentro do prazo de 90 a 120 dias.
Marcelo Marques foi selecionado para apresentar o espetáculo Contos de Cativeiro no festival e conta que também não recebeu. “A apresentação ocorreu no dia 20 de outubro com a promessa da Secretaria de Cultura realizar o pagamento entre 90 e 130 dias. Estamos com 165 dias e a prefeitura ainda nem solicitou a nota fiscal do serviço. Vale ressaltar que em média a prefeitura solicita 15 dias uteis após a emissão da nota para realizar o pagamento. Ou seja, no meu caso não tenho nem previsão de pagamento”.
O Jornal Opção questionou a falta de pagamento ao secretário Zander Fábio, mas ele disse que “isso é matéria vencida” e que “já se reuniu com os produtores e já está concluindo todos os pagamentos”.
Além do Goiânia Cena, tiveram outros editais que não foram pagos. Ao Jornal Opção, artistas que optaram por não se identificar, realizaram um grafite na avenida t-63, em Goiânia, mas também não foram pagos. Outros que se apresentaram no Show no Memorial Iris Rezende Machado – Casa de Vidro enfrentam a mesma situação.
Além disso, os artistas reclamam de não terem recebido nenhum posicionamento oficial da Prefeitura de Goiânia. Os retornos foram feitos pelas redes sociais. Em uma das respostas, Zander Fábio ainda questiona a cobrança, dizendo “procura um trabalho pra vc (sic.)“. Veja abaixo.
“A prefeitura de Goiânia utiliza dos serviços de dezenas de artistas para se promover politicamente, para afirmar que fez um trabalho para cultura e que fechou o caixa da secretaria com superavit. Quando na realidade, a maioria das ações realizadas foram feitas com verba do governo federal. O Goiânia em Cena era uma das poucas atividades com dinheiro de prefeitura e os pagamentos estão atrasados. Os primeiros profissionais que receberam pagamento são os mesmos que estão fazendo propaganda eleitoral para o secretário que é pré-candidato a vereador. Como diria Hamlet, há algo de podre no reino da Dinamarca”, conclui Marcelo Marques.
Festival Goiânia em Cena
A 19ª edição do Festival de Artes Cênicas Goiânia em Cena foi realizada do dia 16 a 22 de outubro de 2023. O objetivo do festival é fortalecer a cena cultural goianiense e presentear o público com uma diversidade de opções artísticas para o entretenimento de toda a família. Foram sete dias de programação com espetáculos circenses, teatrais e de dança.
A abertura do Goiânia em Cena aconteceu no dia 16, às 19h, no Teatro Goiânia Ouro com o espetáculo “Plural”, da Cia de Teatro Nu Escuro. A peça de 50 minutos tinha a classificação de 10 anos. Logo em seguida, às 20h, artistas da área do teatro, da dança e do circo foram homenageados, em uma cerimônia de reconhecimento aos serviços prestados à sociedade goianiense. No segundo dia, 17, na antiga Estação Ferroviária (Museu Frei Confaloni), houve apresentação do Grupo de Teatro Arte & Fatos, com a peça “Os Avessos”. Às 19h, o espetáculo “Circo Magia e Estripulias”, que tinha classificação livre, foi exibido no Circo Laheto.
Nalini Cia de Dança apresentou “Nega Lilu” no dia 18, no Teatro Goiânia Ouro. O espetáculo foi baseado no livro “Sem Palavras” de Larissa Mundim e Valentina Prado. Em Nega Lilu, a coreógrafa Valeska Vaishnavi propôs a materialização de estados emocionais que rondavam a breve história romântica de Nega e Lilu. A classificação foi de 14 anos.
No dia 19, o Circo Laheto ministrou atividade formativa na sede do projeto. A oficina gratuita foi de malabares, tecido acrobático, acrobacias de solo e cama elástica. No Centro Cultural da UFG, no mesmo horário, aconteceu uma oficina de dança contemporânea com o Colectivo La Vitrina (Chile).
Dia 20, Débora Di Sá e banda apresentaram “Maria Grampinho” no Teatro Goiânia Ouro. O show trouxe ao espectador e, principalmente, à criança, o contato com personagens, lendas e tradições da Cidade de Goiás. Já no Centro Cultural da UFG, foi exibido “Contos de Cativeiro”. O espetáculo narrou a história de um preto velho muito simpático e sábio, que conduziu o público para uma experiência ancestral, afro diaspórica rica em sabedorias.
O último dia, 22, foi marcado pelo “Ocupa Gyn”, no Lago das Rosas. Serão sete intervenções artísticas de dança, teatro e circo.
Nota Secult na íntegra
A Secretaria Municipal de Cultura informa que há um cronograma para pagamento de todos os projetos realizados pela Pasta, de acordo com o exercício fiscal e a liberação do orçamento anual.
O Festival Goiânia em Cena foi realizado no final do exercício fiscal de 2023 e todos os artistas que participaram estavam cientes que o pagamento seria feito gradativamente no início de 2024, a partir da liberação do orçamento deste ano.
Vale ressaltar que na última quarta-feira, 3, o secretário Zander Fábio recebeu em reunião o produtor do projeto (Jayme) junto com alguns artistas para acertar prazos de pagamento. A Secult informa que 90% dos processos do Festival já foram pagos. Ontem cerca de 10 processos foram pagos, hoje a Pasta quitará mais alguns e até terça todos estarão pagos.
Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Goiânia