Os aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Educação de Iporá realizaram uma manifestação nesta segunda-feira, 4, às 7h30, em frente à prefeitura. O protesto tem como motivo a decisão do prefeito Naçoitan Leite (sem partido) de postergar a posse dos aprovados no concurso público para a rede municipal de educação. Em resposta ao Jornal Opção, a Preifeitura de Iporá disse que dará posse para algumas categorias na próxima quarta-feira, 6.

Nesta segunda-feira seria a data da posse de muitos concursados aprovados. Os manifestantes alegam que o prefeito tomou uma decisão contrária ao que já estava definido com base no Edital 01, que havia sido decretado pela prefeita Maysa Cunha. A vice-prefeita assumiu a prefeitura interinamente enquanto Naçoitan estava preso por invadir a casa da ex-mulher e atirar mais de 15 vezes contra ela. Agora, os aprovados pedem a posse e a Prefeitura diz que o atraso se dá pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Para o atraso no chamamento dos aprovados, a Prefeitura de Iporá justifica:

  • Ação com base no artigo 13 do Estatuto dos Servidores Públicos;
  • Imprescindibilidade em atender as demandas emergenciais e fundamentais dos serviços públicos;
  • Com base em princípios norteadores de gestão pública, destacando a eficiência e continuidade na prestação de serviços.
  • Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei Complementar número 101, do ano 2.000.
  • E considerando o impacto financeiro da convocação de concursados.

A manifestação foi planejada durante uma reunião realizada no último sábado, 2, na Escola Municipal Joaquim Berto, com a presença de candidatos aprovados e vereadores. Segundo os organizadores do movimento, a ausência de novos concursados torna praticamente inviável a continuidade das aulas na rede municipal. Um documento contendo as demandas e preocupações dos manifestantes foi elaborado e entregue à Comissão de Educação da Câmara Municipal de Iporá.

A decisão de fazer a manifestação em frente a prefeitura foi dos concursados que estão aguardando para serem empossados. “Não é somente a educação, mas também não foram chamados os aprovados da saúde, educação e administração”, explicou uma das aprovadas ao Jornal Opção. A decisão da escola foi realizada pelos motivos demonstrados no documento (veja abaixo). Os pais dos alunos também estarão na manifestação em apoio aos concursados.

Segundo os que estão a frente do movimento, sem novos concursados está praticamente impossível seguir adiante com as aulas na rede municipal. O seguinte documento, aqui abaixo em anexo, foi elaborado e que foi entregue a Comissão de Educação da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Eduardo Coutinho. O documento também será entregue ao Ministério Público de Goiás (MPGO).

Decreto da Prefeitura

Na última sexta-feira, 1, o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, baixou o Decreto 292 que dispõe sobre a prorrogação de prazo da posse referente ao concurso público para provimento de cargos efetivos da Prefeitura, correspondente ao Edital 01, que houvera sido baixado pela prefeita Maysa Cunha. O Decreto prorroga em 30 dias a posse dos candidatos aprovados e que tiveram sido convocados recentemente.

Nota da Prefeitura de Iporá

Não ouve manifestação, tivemos uma reunião de trabalho com os concursados no dia de hoje, e ficamos acordados que em 20 dias iremos dar posse gradativamente, na quarta 06/03 já iremos dar posse para algumas categorias.

O que ouve em redes socias foi uma má interpretação do decreto. O decreto é bem claro que de acordo com as necessidades iríamos convoca lós.