Após escândalo milionário, sargento da PM assume prefeitura de São Bernardo do Campo
14 agosto 2025 às 16h26

COMPARTILHAR
A cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo, vive uma reviravolta política, nesta quinta-feira, 14, com a posse da policial militar Jéssica Cormick (Avante), de 38 anos, como nova prefeita. O afastamento do então chefe do Executivo, Marcelo Lima (Podemos), envolvido em uma investigação por corrupção e lavagem de dinheiro, abriu caminho para que a vice-prefeita eleita em 2024 assumisse o comando da cidade. Com a repercussão do escândalo, Cormick viu seu nome disparar nas buscas do Google nas últimas horas.
Jéssica, que é natural de São Bernardo, construiu uma sólida carreira na Polícia Militar de São Paulo, onde ingressou em 2005. Foi promovida a cabo em 2016 e posteriormente a sargento, ela se destacou na atuação em policiamento ostensivo e na preservação da ordem pública. Em 2024, decidiu se afastar da corporação para ingressar na política, após convite de Marcelo Lima para compor sua chapa como vice-prefeita.
Ela é casada com o também sargento Éder, com quem trabalhou no 6º Batalhão da cidade, Jéssica é mãe de Rafaella, nascida em 2013, e atualmente cursa MBA em Administração Pública. A sua escolha como vice foi estratégica, visando atrair o eleitorado conservador e alinhado com pautas de segurança.
A ascensão de Jéssica à prefeitura ocorre em meio a uma operação da Polícia Federal que abalou a gestão de Marcelo Lima. Cerca de R$ 14 milhões e US$ 500 mil foram apreendidos com um servidor público apontado como operador financeiro do prefeito. As suspeitas envolvem contratos nas áreas de obras, saúde e manutenção.
Embora a Justiça tenha negado o pedido de prisão, determinou o afastamento de Lima por um ano e o uso de tornozeleira eletrônica. Outros nomes ligados ao governo, como o presidente da Câmara Municipal, Danilo Lima Ramos (Podemos), primo do prefeito, e o suplente Ary José de Oliveira (PRTB), também estão sob investigação.
Popularidade
Com a repercussão do escândalo e sua posse como prefeita, Jéssica Cormick viu seu nome disparar nas buscas do Google nas últimas horas. A expectativa agora gira em torno de como a sargento da PM vai conduzir a administração da cidade em meio à crise política.
Leia também: Prefeitura de Anápolis inicia procedimento antifraude rigoroso no Programa de Graduação