A articulação para o PSB seguir e ampliar a participação na gestão do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), envolveu vários personagens. Dentre os quais, o ex-deputado federal Elias Vaz, atual secretário nacional de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça; o deputado estadual Karlos Cabral; e o vereador Willian Panda. A expectativa é que a nomeação de Tales de Castro estreite as relações com o governo federal.

O socialista foi candidato a vereador por Goiânia em 2020, quando obteve 1.148 votos. Ao Jornal Opção, ele explicou que há uma década está tendo uma ligação mais próxima com Aparecida de Goiânia, onde possui empresa. À frente do novo cargo, após exercer função de assessor na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Tales ressalta que o desafio será garantir uma cidade mais segura.

“Naturalmente que a guarda não faz a Segurança Pública sozinha, pois precisa construir parceria com as outras forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e outras polícias. E esse é um processo que já está em andamento e quero dar seguimento”, afirmou.

Antes da posse, nesta quinta-feira, 6, Tales se reuniu com o secretário da Fazenda, Einstein Paniago. Segundo ele, uma das pautas foi discutir a criação de um fundo de Segurança Pública para Aparecida de Goiânia. Um dos compromissos destacados por ele é buscar recursos e destravar as emendas impositivas de parlamentares voltadas para a Guarda Municipal.

“Nós precisamos estruturar a guarda com mais equipamentos, com viaturas, com coletes balísticos, com armamento, com equipamento de comunicação. Então isso tudo na perspectiva de qualificar o servidor público, de dar condições de trabalho para que a política pública chegue na população. Uma grande tarefa é a parceria com o governo federal, principalmente, por meio do nosso ministro Flávio Dino, que é do nosso partido”, pontua.

PSB em 2024

Além de Tales, Bira Contador (PSB), que foi exonerado da Secretaria de Habitação, foi contemplado com a secretaria-executiva de Regularização Fundiária (a ser criada na minirreforma administrativa de Vilmar Mariano).

Indagado se as indicações sinalizam para o PSB apoiar a reeleição do prefeito, o novo secretário destacou que o partido já está na administração municipal desde a gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) e deve seguir com esse alinhamento.

Leia também:
Aposta de renovação na Câmara de Goiânia, Tales de Castro ganha apoio de partidos