Alemanha adia anúncio de recursos para o fundo florestal brasileiro; seguindo postura britânica
07 novembro 2025 às 18h10

COMPARTILHAR
Durante a Cúpula de Líderes que antecede a COP-30, em Belém (PA), o chanceler alemão Friedrich Merz declarou apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa brasileira voltada à remuneração de países que preservam suas florestas. No entanto, Merz frustrou expectativas ao afirmar que a Alemanha não anunciará, por ora, aportes financeiros ao mecanismo.
“Vamos discutir isso com o nosso ministro de Finanças e isso leva tempo”, disse Merz após reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A declaração confirma temores de que Berlim seguiria a mesma linha do Reino Unido, que também evitou compromissos imediatos com o fundo em anúncio feito na quinta-feira, 6.
Apesar da cautela, Merz garantiu que a Alemanha pretende contribuir futuramente com uma quantia expressiva. “E quando na Alemanha dizemos que um investimento será significativo, é porque será mesmo”, afirmou.
Até o momento, apenas a Noruega oficializou um aporte robusto ao TFFF, prometendo US$ 3 bilhões. A França também se comprometeu, com pouco mais de meio bilhão de dólares.
O Fundo Florestas Tropicais para Sempre é uma proposta do governo brasileiro que busca incentivar financeiramente a conservação ambiental, especialmente em países que mantêm grandes áreas de floresta nativa. A expectativa é que a COP30, marcada para ocorrer em Belém, seja palco de novos anúncios e compromissos internacionais em prol da preservação climática.
Leia também:
Fios abandonados ameaçam segurança em Goiânia e mobilizam operação municipal
Reforma Administrativa ameaça eficiência dos cartórios”, diz presidente da ATC-GO
Com o salário de R$ 6,9 mil, MP-GO abre vaga para assistente jurídico em Rubiataba
