Alego consegue garantir pagamento de emendas impositivas de todos os deputados

14 dezembro 2022 às 15h12

COMPARTILHAR
Semelhante ao Congresso Nacional, onde os parlamentares podem indicar dentro do orçamento recursos para ações, projetos e obras, que o governo é obrigado a executar, assim também, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) os deputados possuem essa prerrogativa, chamada de emenda impositiva. No entanto, há casos do Poder Executivo efetivar apenas aquelas de apoiadores.
À frente do Poder Legislativo, o deputado Lissauer Vieira (PSD) faz um balanço da gestão e destaca que foi possível contemplar o pagamento de verbas indicadas pelos 41 parlamentares, seja da base governista ou da oposição. Isso é observado como uma conquista da Casa.
“Antes as emendas impositivas acabavam se tornando mais um faz de contas, mas hoje elas são uma realidade. Esse é um dos compromissos que firmamos e cumprimos com os nossos deputados e, claro, os principais beneficiados com esse ato são os mais de 7 milhões e duzentos mil goianos. Agora, cada deputado tem condições de atender melhor questões pontuais e necessárias dos municípios que são por eles representados”, ressaltou Lissauer.
Para se ter ideia, em 2021 cada parlamentar foi contemplado com mais de R$ 6,4 milhões, que foram destinados aos 246 municípios goianos e aplicados em áreas essenciais como saúde, segurança pública, infraestrutura e educação. “Vejo que essa é uma conquista suprapartidária, ou seja, todos os deputados, independente da sigla ou ideologia política, são contemplados”, emendou o presidente da Alego.