Dos 17 deputados goianos, 11 assinaram a Frente Parlamentar em defesa das Favelas. O deputado federal Rubens Otoni (PT) foi escolhido para ser o vice-presidente da Frente na Região Centro-Oeste e Silvye Alves (UB) será a coordenadora por Goiás. O objetivo dessa frente parlamentar é incluir as comunidades na agenda diária do Congresso Nacional.

O Censo Demográfico de 2022 do IBGE contou 11.403 favelas no Brasil, onde vivem cerca de 16 milhões de pessoas. Só que não há hoje uma interlocução direta entre essas comunidades e quem tem o poder de fazer as leis e decidir sobre benefícios sociais no Brasil.

Mais de 200 deputados de todos os partidos e entidades ligadas à cidadania e a direitos sociais participaram do lançamento da Frente Parlamentar em defesa das favelas na noite de ontem, 14. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), e 15 ministros do governo Lula participaram do evento.

Movimentos da sociedade civil, como a Central Única das Favelas (Cufa) e a Frente Nacional Antirracista, articularam para a criação dessa frente parlamentar e ficaram com a missão de buscar parcerias com iniciativa privada.

Confira os nomes dos demais deputados goianos que assinaram o documento:

Marussa Boldrin – MDB

Flávia Moraes – PDT

Professor Alcides – PL

José Nelto – PP

Lêda Borges – PSDB

Célio Silveira – MDB

Adriana Accorsi – PT

Adriano do Baldy – PP

Zacharias Calil – União Brasil