Quase 4,5 mil litros de óleo lubrificante irregular são apreendidos em Goianira
22 maio 2023 às 16h48

COMPARTILHAR
Uma fiscalização apreendeu 4.424 litros de óleo lubrificante irregular em uma revendedora de Goianira, na região Metropolitana de Goiânia, nesta segunda-feira, 22. A operação foi realizada pelo Procon Goiás em parceria com Agência Nacional do Petróleo (ANP) e Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon).
Segundo o relatório da força-tarefa, o produto estava armazenado em caixas e não possuía registro ativo na ANP. Isso contraria, por exemplo, a Resolução 804 do órgão. Assim, amostras do óleo apreendido foram recolhidas pelos fiscais da agência para análises e testes em laboratório.
O Procon autuou o estabelecimento com base em dois artigos do Código de Defesa do Consumidor. O primeiro artigo, nº 18, trata da comercialização de produto impróprio ao uso e consumo, e o segundo, nº 39, veda que se coloque produtos à venda fora das normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes.
Foi concedido prazo de 20 dias para o proprietário da revendedora apresentar defesa. Como o nome dele e nem da empresa foram revelados, não foi possível ao Jornal Opção fazer contato e obter posicionamento sobre a acusação.
Riscos de lubrificantes irregulares
A ANP alerta sobre os riscos do consumidor usar lubrificantes sem registro. De acordo com o órgão, o óleo pode causar sérios danos aos veículos, diminuindo a vida útil e danificando peças importantes do motor. Ou seja, causando prejuízos financeiros. “É importante o consumidor observar, no ato da compra, se o lubrificante possui o registro na ANP, que aparece no rótulo da embalagem, e indica segurança e qualidade do produto”, cita trecho de nota.
Caso o consumidor desconfie de algum produto, pode registrar denúncia no Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). Ou fazer a reclamação via Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br). A ANP também disponibiliza contato para denúncia: 0800 970 0267.
