Presos por fraude contra selos cartórios usavam meme em link para vítimas
16 agosto 2022 às 10h22
COMPARTILHAR
Por meio Grupo de Repressão a Estelionatos e outras Fraudes (GREF) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), a Polícia Civil do Estado de Goiás deflagrou a Operação Never Give Up, contra um grupo responsável por falsificar selos cartorários.
A investigação começou no 11 de agosto, quando um homem apresentou um Certificado do Registro do Veículo (CRV) – o popular recibo de compra de veículos – com selo de autenticação cartorária de assinatura falsificado, em cartório de Aparecida de Goiânia. O homem foi preso no local e investigado, o que levou ao nome de mais dois suspeitos, também capturados e autuados em flagrante por associação criminosa e falsificação de selo público.
Ao acessar o QR Code apresentado nos documentos falsos, ao invés de ser levado para o site que permite a validação, o usuário era levado a um clipe da música Never Gonna Give You Up, de Rick Astley, que dá nome à operação. O link faz referência a uma prática comum em pegadinhas online, desde 2007, em que pessoas fazem anúncios falsos contendo links que, ao invés de levar para o conteúdo anunciado, leva ao clipe do sucesso dos anos 80.