Após a deflagração da Operação Última Rodada, o delegado Samuel Moura, do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Geprot/Deic), afirmou que o diretor de viagens da Força Jovem do Goiás, Yan Miklos — apontado como responsável por articular a emboscada e as agressões contra cinco torcedores do Vila Nova — pode ter ligação com o Comando Vermelho (CV).

Segundo o delegado, a ação realizada na manhã desta quinta-feira, 4, resultou na prisão de nove suspeitos, incluindo Yan, que era alvo de um dos mandados. Ele foi apontado como um dos principais organizadores da ação. Ele já tem passagens por tráfico de drogas. Segundo o delegado, durante o cumprimento dos mandados e as oitivas, policiais descobriram que Yan mantinha contato próximo com pessoas ligadas à facção criminosa fora do estado de Goiás.

A operação foi desencadeada após a emboscada e violência contra cinco torcedores do Vila Nova, no dia 1º de outubro, que deixou as vítimas feridas — uma delas com 17 golpes e traumatismo craniano. Moura ainda destacou que o ataque foi planejado com antecedência por integrantes da cúpula da torcida. “Foi uma ação articulada e programada dois dias antes, com recrutamento de indivíduos — inclusive alguns que nunca haviam atuado juntos”, explicou. Outros dois envolvidos já haviam sido detidos pelas forças de segurança um dia após as agressões.

“Tivemos o caso de um menor que utilizou o carro da própria mãe nessa emboscada, sem que ela soubesse”, acrescentou o delegado.

Pelos crimes, os suspeitos devem ser autuados por tentativa de homicídio, associação criminosa, roubo e corrupção de menores.

O Jornal Opção não conseguiu localizar a defesa de Yan. O espaço segue aberto para futuros posicionamentos.

A divulgação das imagens e da identificação dos presos ocorreu em conformidade com a Lei n.º 13.869/2019, com a Portaria n.º 547/2021/DGPC, e mediante despacho fundamentado da autoridade policial responsável, especialmente diante da possibilidade concreta de identificação de novas vítimas.

Leia também: Membros de torcida organizada que fizeram emboscada e agrediram torcedores rivais são presos