A Polícia Civil de Goiás deflagrou na manhã desta segunda-feira, 19, uma operação contra uma associação criminosa que se auto denomina “Quebra Caixote”, vinculada a Torcida Força Jovem Goiás. Foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão na cidade de Goiânia. No total, foram 5 pessoas presas.

Segundo a PC, 56 policiais civis participam da Operação Quebra Caixote, deflagrada por meio do Grupo Especial de Proteção ao Torcedor. As investigações são referentes a uma emboscada ocorrida no mês de dezembro de 2023 na capital goiana.

O delegado responsável pela investigação, Samuel Moura, explicou que uma das prisões foi realizada em flagrante. “Foram 5 presos. Da investigação, foram 4 mandados de prisão, e com o desenrolar da operação, houve uma prisão em flagrante”, pontuou.

Ainda durante a operação foi realizada a apreensão de arma de fogo, armas brancas e veículo automotor utilizado nos crimes, além de aparelhos celulares e vasto material ligado a torcida organizada Força Jovem.

Os membros da torcida organizada são investigados pelos crimes de associação criminosa, roubo majorado com emprego de arma de fogo e lesão corporal. Somadas as penas, os suspeitos podem responder até 14 anos de prisão.

Como a identidade dos suspeitos não foi divulgada, a reportagem não conseguiu localizar a defesa.

Torcida Força Jovem Goiás. | Foto: PCGO

Relembre o caso

Tudo começou em 2023, quando imagens de câmeras de segurança registraram os momentos em que um grupo da Força Jovem Goiás emboscava membros da Esquadrão, torcida do time rival Vila Nova, em Aparecida de Goiânia. A operação da Polícia Civil começou após um integrante da Esquadrão ser agredido e sequestrado no dia 31 de outubro.

Em seguida, houve uma emboscada criminosa em um bar no setor Leste Universitário, em Goiânia, na noite do dia 9 de dezembro, onde o grupo investigado teria agredido severamente um torcedor rival, e subtraído seus pertences, tendo sido abandonado pelos agressores já desacordado.

Durante as investigações, a Polícia Civil apurou que o mesmo grupo criminoso teria novamente emboscado e agredido um torcedor rival no dia 17 de dezembro no setor Madre Germana, em Goiânia. Nesse crime, integrantes da Força Jovem utilizaram um carro e uma moto para emboscar a vítima. Após ser espancado, ele fica caído no chão por um momento.

Durante essa ação delituosa o grupo criminoso ainda espancou duas outras vítimas, que sofreram diversas lesões corporais, ao tentarem socorrrer a vítima inicial. Veja o vídeo abaixo.