A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon), em conjunto com o Procon/GO, interditou nesta quarta-feira, 29, um estabelecimento suspeito de cometer fraudes no setor Bela Vista, em Goiânia. A ação fez parte da “Operação Protectio” que visa combater golpes do “falso financiamento” e da “carta contemplada”. Agentes da Polícia Civil ainda encontraram diversas irregularidades administrativas e recolheram provas materiais da prática dos crimes.

Em resumo, a fraude em questão consiste em um anúncio de venda de veículos/imóveis na internet. Na situação, o consumidor é convencido a pagar uma quantia a título de “entrada” do financiamento/carta contemplada. Entretanto, ele não recebe o bem e também não consegue a devolução do valor pago.
De acordo com o delegado Khlisney Kesser, titular do caso, dezenas de vítimas do esquema foram catalogadas. Mas, ainda existe a possibilidade de existirem mais lesados na região metropolitana de Goiânia. A PCGO abriu um inquérito para apurar o ônus criminal dos envolvidos e responsabilizá-los penalmente.

s suspeitos do caso estão sendo investigados pela prática dos crimes contra as relações de consumo, estelionato, associação criminosa. Caso sejam condenados, as penas somadas podem chegar a 20 anos de prisão.