Polícia Civil faz operação no Detran Goiás e prende 4 pessoas
14 novembro 2024 às 07h19
COMPARTILHAR
Uma operação da Polícia Civil de Goiás (PC-GO), deflagrada na manhã desta quinta-feira, 14, prendeu três despachantes e um ex-servidor do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO) acusados de falsificação de documentos e associação criminosa. Segundo a polícia, o grupo atuava desde 2021 na região metropolitana de Goiânia e na cidade de Anápolis, oferecendo serviços de transferências e regularizações fraudulentas de veículos.
Em nota, o Dentran disse que “tem exercido papel ativo na denúncia de práticas criminosas realizadas por servidores ou permissionários credenciados” (veja ao final). Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão. Os membros da associação utilizavam-se de selos de autenticação falsificados para legitimar documentos como se fossem reconhecimentos de firma em cartório. Esses documentos eram então apresentados ao Detran para realizar transferências de veículos.
Com a fraude, o grupo obtinha lucros ao agilizar processos de forma ilícita. Há ainda indícios de que vários clientes sabiam da ilegalidade e buscavam o grupo intencionalmente para adquirir documentos falsos, prática que também está sendo investigada. A Operação Falsch foi deflagrada por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores.
O delegado responsável informou que os suspeitos vão responder por falsificação de documentos públicos, associação criminosa e, possivelmente, por corrupção ativa e passiva. As investigações continuam para identificar a extensão do esquema e todos os envolvidos.
Nota do Detran
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) tem exercido papel ativo na denúncia de práticas criminosas realizadas por servidores ou permissionários credenciados. A comunicação dos fatos foi feita à Polícia Civil para que pudesse efetuar as prisões e as buscas e apreensões. Dezenas de outras denúncias já foram encaminhadas e devem resultar em novas operações policiais.
O Detran-GO tem sido intolerante com desvios de condutas. Na atual gestão o órgão afastou mais de 100 servidores comissionados e até efetivos envolvidos em atos de corrupção. Nesse período, foram encaminhados vários casos de condutas suspeitas praticadas por servidores e credenciados.
O Detran-GO reforça seu compromisso com o combate da corrupção, a transparência e a valorização dos recursos públicos.