COMPARTILHAR

A Polícia Civil de Goiás (PC-GO) deflagrou, nesta quarta-feira, 14, a Operação Mirum que busca desmantelar um grupo interestadual de investigados pelo golpe do “novo número”, fraudes que consiste na manipulação social pela falsificação de números de telefone. Esta fase conta com o cumprimento de 47 medidas protetivas em 13 cidades de 7 estados, sendo 23 mandados de busca e apreensão, 23 mandados de prisão temporária e um mandado de sequestro de bens no valor de R$ 120 mil.  

As operações acontecem no estado de Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Santa Catarina, Mato Grosso, Pará e Tocantins pelo Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Gref) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) para apurar provas de uma quadrilha que perpetuava o esquema. Mais de 20 pessoas foram presas.

O golpe se baseia na extorsão de bens através da engenharia social pela falsificação de números de telefones, geralmente com o uso de ferramentas de mensagens como o WhatsApp. 

O grupo criminoso é investigado pelos crimes de associação criminosa (Art. 288 do Código Penal), estelionato qualificado pela fraude eletrônica (Art. 171, §2º-A do Código Penal) e lavagem de capitais (Art. 1º da Lei 9.613/98).

Leia também: Homem é preso por causar traumatismo craniano ao agredir a filha de três meses