A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira, 24, uma operação para apurar suspeitas de vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. As equipes cumprem dois mandados de busca e apreensão deferidos pela Justiça Federal em Sobral (CE).

LEIA TAMBÉM

Constância e determinação: é o que dizem duas estudantes da rede pública de Goiás que tiraram notas 980 e 960 no Enem

Enem é mais que uma prova: é oportunidade de transformação

Ao todo, 15 policiais federais atuam na ação batizada de “Operação Limite Virtual”. Estão em apuração indícios de crime de divulgação ilícita do conteúdo da prova nas mídias sociais, por um investigado morador de Sobral.

Após comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a PF identificou o suspeito do crime. O compartilhamento ilegal envolveu, segundo as investigações, o tema da redação com o caderno rosa do Enem, ainda durante a realização das provas.

No ano passado, todos os candidatos precisaram escrever um texto argumentativo-dissertativo, em até 30 linhas, sobre o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

As condutas do investigado podem configurar, inicialmente, o cometimento do crime de fraude em certame de interesse público, com penas que podem chegar a oito anos de prisão. O nome da operação busca alertar as pessoas sobre os limites que devem ser impostos nas mídias sociais.

Material apreendido pela PF | Foto: PF/CE

Relembre

Em 5 de novembro deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acionou a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 que circula nas redes sociais e em grupos do WhatsApp. 

A assessoria de imprensa do Inep confirmou a reprodução da imagem e a medida adotada. “Supostas imagens da prova do Enem passaram a circular nas redes sociais, depois do início da aplicação do exame. Acionamos a Polícia Federal que está investigando para tomar as providências cabíveis”, informou. 

A imagem reproduzida na internet mostra a página 19 do caderno de provas do tipo 3, branco. Na fotografia, há o tema da redação: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, bem como instruções aos candidatos para redigirem a dissertação, como número de linhas da folha, uso de caneta preta e penalidade com nota zero quando houver fuga do tema proposto. A imagem mostra ainda quatro textos de apoio relacionados ao tema proposto.  

Proibição 

Pelas regras do Enem, descritas no edital do Enem 2023, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova, nem postar fotos do exame durante a aplicação da prova. Os participantes flagrados tirando fotos das provas estão cometendo um crime e são, automaticamente, eliminados do Enem.  

Os portões dos locais de prova do Enem fecharam às 13h, deste domingo. As provas foram iniciadas às 13h30. A partir de 15h30, os candidatos puderam sair das salas, mas sem o Caderno de Questões da prova – o que pode ocorrer somente a partir dos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova, neste caso, a partir de 18h30. 

Portanto, segundo edital, é motivo de eliminação do candidato a saída em definitivo da sala de provas com o Cartão-Resposta, a folha de redação ou qualquer material de aplicação, antes dos 30 minutos finais do exame, com exceção do Caderno de Questões.