Um homem foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 27, suspeito de se passar pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O investigado, sem autorização, usava o nome e imagens da vítima em redes sociais como o Instagram.  

LEIA TAMBÉM

Deputados goianos divergem sobre PL das Fake News

Câmara deve votar PL das Fake News na próxima semana

A corporação cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência ligada ao homem, em Osasco (SP). A investigação terá continuidade para esclarecer qual era o objetivo do investigado com a criação de perfil falso, bem como para verificar se outras autoridades públicas foram vítimas desse crime.

Perfis fakes 

Está, porém, não é a primeira vez que autoridades e agentes públicos tem os nomes usados de forma ilegal por criminosos. Em fevereiro, a Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação contra um grupo que usava perfis clonados de 17 senadores e deputados para aplicar golpes por meio de mensagens pelo Whatsapp. As ordens judiciais foram cumpridas em Timon (MA) e Teresina (PI).

Usando o nome e imagem dos políticos, os falsários entravam em contato com as vítimas e informavam que havia uma doação disponível para entidades e municípios. Porém, devido a um prazo que estava em vias de se esgotar, pediam um depósito para o transporte dos itens.