Uma quadrilha especializada em receptação, contrabando e descaminho na região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira, 25. A corporação cumpre oito mandados de prisão, quatro mandados de monitoramento eletrônico e 19 mandados de busca e apreensão em Goiânia, Foz do Iguaçu (PR) e Curitiba (PR).

Em Goiânia, a corporação cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um dos suspeitos de vender as mercadorias contrabandeadas do Paraguai. Até o final da manhã, quatro pessoas já haviam sido presas, além de sete carros e duas motos apreendidas. Os policiais também encontraram 10 munições de calibre 380 e R$ 14.750 em espécie. Na residência de um dos investigados também foi localizado US$ 2 mil em notas.

A operação foi iniciada com a prisão em flagrante de um dos membros do grupo, em 2022, após ele ser flagrado com uma carga milionária de aparelhos celulares de alto valor agregado. A PF, então, conseguiu identificar outros integrantes da quadrilha que movimentavam milhões de reais mensais em mercadorias estrangeiras contrabandeadas do Paraguai.

O grupo usava fundos falsos em veículos para entrar com os produtos de forma ilegal no país, burlando a fiscalização das autoridades aduaneiras. Caso sejam condenados, eles podem pegar uma pena de até 16 anos de prisão. 

Celulares contrabandeados do Paraguai | Foto: Divulgação/PF