Foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 23, a Operação Desmantelo, em Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Em Goiânia, 28 lojas da Vila Canaã e 43 residências foram alvos de mandados judiciais. A operação foi realizada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal de Goiás (PRF-GO).

No total, foram cumpridos 106 mandados judiciais, sendo 35 de prisão e 71 de busca e apreensão. A investigação busca combater o comércio de peças de veículos roubados. O delegado titular da Delegacia de Furtos e Roubos, Danilo Martins, alertou a população sobre cuidados que se deve ter ao comprar peças usadas. “Não é crime vender peça usada. Existem meios legais para aquisição dos veículos, o crime consiste na origem das peças”.

Polícia Científica durante operação na Vila Canaã. | Foto: Arquivo

A investigação começou há um ano e meio após um caminhão vindo de São Paulo com nota fiscal de carga de sucata de carros ser abordado em Morrinhos. O caso passou a ser monitorado pela PCGO e foi descoberto que os carros roubados vinham de São Paulo para serem desmanchados. Em seguida, as peças eram trazidas para venda no comércio irregular de Goiânia, na Vila Canaã. Além das 28 lojas alvos da Desmantelo, outras já foram investigadas.

“Existem muitas lojas, muitos profissionais sérios do mercado. Então, é preciso procurar investigar a reputação das empresas e verificar a origem das peças, porque eles têm que ter um controle. As peças que eles revendem, oriundas de veículos ilegais que foram desmontados, têm que ser etiquetadas com um adesivo, que é controlado pelo Detran. Então esses são alguns cuidados que a população deve ter ao resolver quando resolvem comprar peças usadas”, explicou Danilo Martins.

Em Goiás, foram cumpridos mandados em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. Também há cumprimentos em Ceilândia, no Distrito Federal, no Rio de Janeiro e nas cidades paulistas de Mogi das Cruzes, São Paulo, Osasco, Cotia, Sorocaba e Torre de Pedra.

Polícia Científica durante operação na Vila Canaã. | Foto: Arquivo

Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, receptação qualificada e adulteração de sinal identificador de veículo. Como a identidade dos suspeitos não foi divulgada, a reportagem não conseguiu localizar a defesa.

Lei do Desmonte

A Lei Federal 12.977/14, popularmente conhecida como “Lei do Desmonte”, foi promulgada para regulamentar e disciplinar a atividade de desmontagem de veículos automotores no Brasil. Seu principal propósito é combater o comércio clandestino de peças usadas de veículos, com a expectativa de, a médio prazo, reduzir os índices de roubos e furtos. A normativa atua na regularização das operações dos estabelecimentos denominados ferros-velhos.