Maiores salários das Forças Armadas são de 3.350 pensionistas
06 agosto 2023 às 14h04
COMPARTILHAR
Informações do Portal da Transparência, coletadas pelo site Metrópoles, mostram que as maiores remunerações das Forças Armadas são de 3.350 pensionistas. E, por outro lado, apenas 35 militares são da ativa e ocupam atualmente o patamar máximo dos oficiais-generais. Isso equivale a menos de 0,01% dos combatentes do país.
Os dados mostram que há 17 generais do Exército, nove almirantes de esquadra (Marinha) e nove tenentes-brigadeiro do ar (Aeronáutica). Esse grupo representa a classe de elite da carreira e recebem uma remuneração média de R$ 32.881,73 mensais, ou seja, o maior salário atual das corporações.
No mesmo grupo, há 3.350 pensionistas que recebem pelas patentes. 578 pensionistas de almirantes de esquadra, 561 de tenentes-brigadeiro do ar e 2.211 de generais do Exército.
Pensões
Quanto aos custos associados a essas pensões, o Ministério da Defesa informa que apenas os comandos das Forças Armadas possuem informações secundárias sobre os valores despendidos. Já a Força Aérea Brasileira (FAB) sugere que os dados podem ser acessados por meio do Portal da Transparência. Entretanto, devido à falta de confirmação dos custos, os cidadãos precisam identificar e somar individualmente cada uma das pensões para obter essas informações.
Leia também:
PF aponta ações e omissões de militares nos atos de 8/01
Lula realiza promoções e mudanças nas Forças Armadas; confira lista