Os acusados pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram alertados da investigação policial por um sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ), Maurício Júnior. Conhecido como “Mauricinho”, ele tentou esconder sua relação com os acusados de executar a vereadora, mas foi descoberto por uma captura de tela (print) de uma conversa comprometedora por WhatsApp que ficou salva na “nuvem” de seu iPhone.

O aparelho celular de Mauricinho foi apreendido em uma operação de busca e apreensão no condomínio Viva Viver, no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro, na última segunda-feira, 24. A perícia do iPhone revelou que Maurício Júnior alertou os possíveis alvos, como Ronnie Lessa, e também ficou longe dos dois endereços em que a polícia iria cumprir os mandados contra ele.

Segundo a polícia, Mauricinho obteve essa informação por meio de um amigo conhecido como Jomarzinho, filho do delegado aposentado da Polícia Federal, Jomar Bittencourt, de 68 anos. A polícia não descarta que o sargento da ativa tenha mais informações sobre os assassinatos e os vazamentos de outras operações.

Mauricinho entrou no radar dos investigadores do caso Marielle ainda em 2019, pouco antes de completar um ano do assassinato. Em janeiro de 2019, o Setor de Inteligência da Polícia Civil flagrou um encontro entre Mauricinho e Ronnie Lessa, além do também policial Pedro Bazzanella, no Bar Resenha, na Barra da Tijuca.

Horas antes desse encontro, Bazzanella e Élcio de Queiroz haviam dado depoimentos sobre o caso Marielle na Delegacia de Homicídios. Antes e depois dos depoimentos, eles se encontraram com Lessa no bar, sendo que Mauricinho participou da última conversa. Para a inteligência da Polícia Civil, esse encontro tinha o objetivo de manipular os depoimentos. Essas evidências fizeram com que os endereços de Mauricinho fossem alvo de mandados de busca e apreensão em março daquele ano, na Operação Lume, a mesma que prendeu Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, os ex-policiais acusados de executar a vereadora.