A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) emitiu um alerta sobre um novo golpe aplicado na “praça”. Trata-se de um esquema no qual os estelionatários se passam por advogados e entram em contato com credores que possuem processos na Justiça.

Segundo a entidade, os golpistas fisgam as vítimas por meio da ilusão de que elas estão prestes a receber uma quantia em dinheiro, supostamente liberada via alvará judicial. O golpista acessa a decisão publicada no Diário Oficial e entra em contato com o credor como se fosse seu advogado. Para tanto, chegam a enviar uma imagem falsificada do referido documento para tornar a história mais crível.

A partir daí, a artimanha prossegue com o argumento do estelionatário de que os fundos estão bloqueados devido a questões não resolvidas relacionadas ao “pagamento de custas judiciais”. Assim, em seguida, solicitam que a pessoa (credora) deposite um valor pelo PIX.

Acerca de cobranças antecipadas, OAB-GO ressalta que o Poder Judiciário não exige quaisquer pagamentos antecipados ou transferências para contas pessoais com o intuito de efetivar alvarás ou qualquer outro procedimento jurídico.

Cuidados

A OAB-GO aconselha que as pessoas que receberem ligações suspeitas entrem imediatamente em contato com o seu advogado de confiança, para, assim, ter orientações seguras em relação a processos que tramitam na Justiça.

A entidade ressalta ainda que tem compromisso em denunciar todas as tentativas de golpe às autoridades responsáveis pela investigação e punição dos envolvidos nestas práticas fraudulentas.

Cabe ressaltar que nesta segunda-feira, 6, começou a Semana Nacional de Conciliação sob coordenação do Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) – o contato oficial para informações é o WhatsApp (62) 99218-2532.

Leia também: Divórcio, pensão alimentícia e briga de vizinhos: veja como solucionar conflitos na Semana da Conciliação em Goiás
Leia também: OAB em Goiás requer pagamento de Requisições de Pequeno Valor