O brasileiro Danilo Cavalcante, de 34 anos, entrou na lista vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) nesta segunda-feira, 11. Danilo, que está foragido nos Estados Unidos da América (EUA), é descrito como tendo 1,50m de altura, 54 quilos, cabelos pretos e olhos castanhos. Ele é o 9º brasileiro a entrar na lista (veja procurados abaixo). 

Danilo fugiu da prisão há 12 dias após ser condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos por matar a ex-namorada a facadas na frente dos dois filhos dela. A Interpol ainda afirma que “ele pode estar vestindo uma camisa branca, calças cinzas ou verdes da prisão e tênis brancos. A lista vermelha da Interpol é uma ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas para extradição.

Além de Danilo, outros oito brasileiro figuram na lista de 160 pessoas procuradas pela Interpol. Elas podem ser presas em qualquer lugar do mundo e por qualquer força de segurança internacional ou nacional. Grande parte dos brasileiros são procurados por crimes envolvendo homicídio, assim como Danilo. De modo geral, a lista é “comandada” por criminosos de El Salvador (34), Bolívia (32) e Rússia (16). Veja lista e crimes de brasileiros:

  • Danilo Cavalcante, de 34 anos 

Procurado por fugir da cadeia. Ele foi condenado à prisão perpétua por assassinar a ex-namorada à facadas. 

  • Antônio José de Abreu Filho Vidal, de 29 anos

Natural de São Luiz, no Maranhão, ele é procurado por assassinato, tentativa de homicídio, tortura física e tortura mental.

  • Jaques Vieira Teodoro

Natural de Ipatinga, em Minas Gerais, Jaques é procurado por homicídio e tripla tentativa de homicídio.

  • Manoel dos Santos Barroso, de 57 anos 

Natural do Acre, ele é procurado por estupro estatúario. Possui 1,73 metros e cabelos e olhos castanhos. 

  • Rosangela Aparecida Ribeiro, de 47 anos 

Natural de São Paulo, ela é procurada por tentativa de homicídio. A mulher é descrita como apenas sendo do sexo feminino. 

  • Nicolas Eduardo dos Santos, de 28 anos

Natural do Paraná, o homem é procurado por homicídio. Ele também não possui identificação, sendo descrito apenas como uma pessoa bilíngue (Portugues e Espanhol). 

  • Carlos Henrique Ramos Silva, de 38 anos

Sem descrição, Carlos é apresentado apenas como natural de Fortaleza, no Ceará. Ele é procurado por homicídio qualificado na forma tentada. 

  • Jailson Martins da Silva, de 28 anos

Procurado por homicídio e homicídio intencionado, ele é natural de Tarumirim, em Minas Gerais.

  • Antônio Batista de Lima, de 55 anos 

Natural de São Julião, no Piauí, Antônio é procurado por violação. A modalidade não foi divulgada pela Interpol.