Em desdobramento da primeira operação realizada no último dia 18 na cidade de Inaciolândia, região sul de Goiás, a 306 km de Goiânia, o Batalhão Rural de Goiás e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais (DERCR) desencadearam a operação Caim.

Na ação, foram localizadas uma colheitadeira e quatro tratores, avaliados em R$ 3,8 milhões. Os maquinários foram apreendidos e apresentados às autoridades para realização de perícia. Somente após o parecer final da análise pericial as máquinas serão entregues a seus verdadeiros proprietários.

Na primeira fase da operação, a polícia já havia recuperado uma colheitadeira avaliada em R$ 1,2 milhões e uma motocicleta.

O Subcomandante da 3ª Companhia, 1º Tenente Danilo Frauzino Pereira, informa que há fortes indícios que apontam que o autor das adulterações seja o mesmo que preso na primeira operação. Segundo o Tenente, há evidencias de que esta segunda colheitadeira seja resultado de fraude no seguro. Danilo Frauzino afirma que as investigações continuarão sob a competência da Policia Civil de Goiás.

O nome da operação faz referência ao irmão traidor da história bíblica, uma vez que o receptador escondia os maquinários na propriedade do irmão.