“Me choca”, diz escritor sobre censura de universidade goiana a seu livro
01 maio 2023 às 11h46
COMPARTILHAR
O escritor Marçal Aquino não se impressionou com a campanha do deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) contra seu livro Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios. Ele usou suas redes para atacar a atitude da Universidade de Rio Verde (UniRV) que tinha a obra entre as indicadas para seu vestibular de medicina.
Gayer acusando o livro de ter conteúdo “pornográfico” e a UniRV resolveu retirá-lo da relação. “O que me choca é a comissão do vestibular e a universidade aceitarem essa tutela tão inapropriada e retirar o livro da lista do vestibular”, desabafa o autor.
O parlamentar gravou um vídeo com críticas à Universidade de Rio Verde por colocar o livro de Marçal nos temas de sua prova. Na quarta-feira, 26, a universidade divulgou uma nota para explicar a censura ao livro. De acordo com o texto, “a Coordenação do Vestibular, ao tomar ciência do conteúdo do livro e da polêmica gerada, decidiu pela exclusão imediata da referida obra da lista literária indicada para o vestibular”, declarou.
Consagrado, o livro inspirou dois filmes e uma peça de teatro. Ele já foi traduzido em oito países e tem alta venda, mesmo 20 anos após seu lançamento. “Até hoje não tivemos nenhuma ocorrência de alguém questionando o caráter do livro, eu posso apostar que o deputado não leu”. Ele completa: “Então, eu acho que o mais lamentável é a posição da universidade.”