Mel Castro

Com um mês de gestão, o novo governo nacional, assumido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representa otimismo com relação à melhoria de vida para grande parte dos brasileiros. A afirmativa foi exposta em pesquisa realizada pelo PoderData. Divulgada nesta quinta-feira (2), a análise aponta que 46% dos brasileiros apostam em melhorias já nos próximos seis meses.

Tal otimismo está, conforme a pesquisa, em estabilidade se comparado ao levantamento realizado em dezembro de 2022, com ascensão de apenas 2 pontos percentuais para cima, dentro da margem de erro. Por outro lado, o grupo de pessoas que pensam que a vida vai piorar ao longo do semestre diminuiu de 26% para 19%, no período. Já os que pensam que não haverá mudança aumentou de 20% para 26%.

A maioria dos entrevistados que se mostraram otimistas foram jovens de 16 a 24 anos (56%) e moradores da região Nordeste (58%) e renda familiar de até dois salários mínimos. Já a maior parte dos pessimistas está concentrada na região Centro-Oeste (39%) e abrange pessoas que cursaram o ensino superior (34%).

Aprovação

A análise aponta, ainda, que 75% dos eleitores que aprovam o governo Lula (3 em cada 4 pessoas), acreditam na melhora de vida nos próximos seis meses. O grupo de pessoas que desaprovam a atual gestão, por sua vez, é mais dividido, com 47% pessimistas, 33% que não acreditam em mudança e apenas 10% com perspectiva de melhora.

A pesquisa foi realizada com 2.500 pessoas, em 288 municípios das 27 unidades da Federação e conta com dois pontos percentuais de margem de erro e intervalo de confiança de 95%.